Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Undime participa de reunião com a nova presidente do FNDE

Todas as notícias Categorias

12/02/2020Undime

Undime participa de reunião com a nova presidente do FNDE

 

O presidente da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci (SP) esteve na sede do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), na manhã da última segunda-feira (10), para se reunir pela primeira vez com a nova presidente da autarquia, Karine Silva dos Santos.

O encontro aconteceu em Brasília e a Undime também foi representada pelo vice-presidente, Marcelo Ferreira da Costa, que é Dirigente de Educação em Goiânia (GO) e pelo presidente da Undime Região Nordeste, o Dirigente Municipal de Educação de Alto Santo (CE), Alessio Costa Lima.

Essa foi a primeira conversa oficial desde que Karine assumiu o cargo como presidente da autarquia, em 24 de dezembro de 2019. Na ocasião, ela colocou o FNDE à disposição da Undime e disse que um dos temas mais sensíveis são as questões relacionadas às obras e que a missão dela no novo cargo será equilibrar tecnicamente a aplicação e o investimento dos recursos com a necessidade real dos municípios. "Esse ano será um divisor de águas no que se refere às obras", afirmou Karine.

Por ser servidora pública concursada do próprio FNDE, Karine já atuou em diversos cargos de chefia no órgão, desde 2009, como, por exemplo, na coordenação do Programa Nacional de Alimentação Escolar e, nos últimos seis meses, esteve à frente da Diretoria de Ações Educacionais (Dirae). Segundo ela, desde que assumiu, a equipe técnica do FNDE está fazendo um levantamento de tudo o que tem no Simec - Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle, para a partir desse diagnóstico priorizar as ações, com base em critérios técnicos. "Estamos priorizando algumas demandas e creche está entre elas", adiantou.

Em relação ao PNLD - Programa Nacional do Livro Didático, a presidente afirmou que em 2020 serão entregues 173 milhões de exemplares para os alunos de Ensino Fundamental e Ensino Médio. Questões relacionadas ao remanejamento de livros seguem o fluxo normal e devem ser solicitadas via Simec. Na página do FNDE destinada ao PNLD, é possível encontrar os últimos informes sobre o assunto: https://www.fnde.gov.br/index.php/programas/programas-do-livro/pnld/informe-pnld.

Fonte/Fotos: Undime


Parceria institucional