Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > FNDE debate padrões para aquisição de equipamentos e produtos do Programa Nacional de Alimentação Escolar

Todas as notícias Categorias

04/03/2024Undime

FNDE debate padrões para aquisição de equipamentos e produtos do Programa Nacional de Alimentação Escolar

Em pauta, novas especificações de caminhões frigoríficos e compra de utensílios de cozinha para escolas públicas

 

 

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) promoveu ao longo desta semana uma extensa agenda com reuniões técnicas e audiências públicas para discutir ações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Entre as atividades, foram abordados aspectos do processo de registro de preço, além de novas especificações de caminhões frigoríficos e planejamento da compra de equipamentos de cozinha para as escolas públicas.

Leilane Barradas, diretora de Administração do FNDE, explica que a reunião técnica é um processo que antecede a audiência pública. “É um momento para ouvirmos dos representantes do mercado, que produzem os caminhões frigoríficos, se estamos no caminho certo, se a proposta de especificação que estamos apresentando está de acordo com o que é produzido, porque esse é um produto muito específico. Por isso precisamos fazer esse trabalho com toda cautela e atenção”, detalha.

A diretora frisa que as reuniões técnicas, consultas públicas e audiências públicas fazem parte de um processo de democratização na aquisição de insumos e auxiliam o FNDE para que possa entregar melhores produtos para as escolas, com menor preço, mas mantendo a qualidade. Como exemplo, cita a atuação do Instituto Federal de Brasília (IFB) como parceiro do FNDE, prestando auxílio ao setor de compras, apoiando nas especificações dos produtos, na pesquisa de mercado, indicando o que há de mais moderno, bem como no que pode ser aperfeiçoado e aprimorado no processo. 

“É um momento fundamental para nós que trabalhamos com a contratação desses equipamentos, no qual escutamos o mercado, as equipes que trabalham nas cozinhas das escolas, que nos trazem contribuições muito importantes para esse processo”, afirma Leilane Barradas.

O diretor de Ações Educacionais, Anderson Wilson Sampaio Santos, também participou dos encontros que debateram as aquisições de novos produtos para o PNAE.

As reuniões ocorreram em formato híbrido, dando possibilidade de que os interessados pudessem participar presencialmente ou on-line, por meio de transmissão ao vivo pelo canal do Youtube do FNDE

Fonte: FNDE


Parceria institucional