28/07/2025Undime
Espaço exclusivo no Fórum Nacional oferece suporte técnico a Dirigentes Municipais de Educação com presença de órgãos federais e estadual
Durante o 20º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, realizado no Centro de Convenções Salvador, na Bahia, os participantes contam com espaço de atendimento governamental, que tem se destacado como uma das iniciativas mais procuradas do evento. O espaço, que recebe demandas dos municípios, iniciou as atividades no último domingo (27) e segue até quarta-feira (30), último dia de programação, reunindo equipes especializadas de órgãos como Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), além do Governo do Estado da Bahia e da Secretaria de Estado da Educação da Bahia (SEC/BA).
A proposta é oferecer orientação e encaminhamento sobre programas e projetos do governo federal, além de tirar dúvidas sobre ações educacionais em andamento. Numa parcial, somente no espaço do FNDE, foram contabilizados cerca de 100 atendimentos aos profissionais da área que passaram pelo plantão. O suporte técnico está sendo realizado por ordem de chegada. Se organize para visita e aproveite oportunidade.
A Dirigente Municipal de Educação (DME) de Cuité/PB, Aline Nieble Souza, priorizou a assistência e confessa que é um "mecanismo facilitador" aos gestores. "Para os municípios, poder contar com esse apoio no mesmo ambiente está sendo extraordinário, pois nos possibilita acesso a especialistas capacitados para nos orientar da melhor forma e auxiliar no direcionamento de ações que, teoricamente, teriam que ser feitas via telefone. Isso nos poupa muito tempo e, sem dúvidas, é um mecanismo facilitador e muito eficaz" afirma.
Segundo a DME, os serviços disponibilizados proporcionam mais viabilidade nos processos. "Isso traz um conforto e, também, um alívio. Muitas vezes a gente vem achando que o problema é gigante, e, quando chega aqui, nos orientam e fazem com que esse momento se torne mais tranquilo e resolutivo", conclui.
Até o momento, as principais demandas do FNDE têm sido PAR Genérico; Prestação de Contas; PDDE e Obras. O estande conta ainda com suporte do MEC, com a Secretaria de Educação Básica; Secretaria de Educação Continuada Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão; e Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino; além do Inep; Capes; entre outros. O plantão de atendimento ocorre até quarta (30), no estande do governo federal, situado na feira de exposições do 20º Fórum Nacional da Undime, em Salvador/BA.
Fonte: Undime
Espaço exclusivo no Fórum Nacional oferece suporte técnico a Dirigentes Municipais de Educação com presença de órgãos federais e estadual Durante o 20º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, realizado no Centro de Convenções Salvador, na Bahia, os participantes contam com espaço de atendimento governamental, que tem se destacado como uma das iniciativas mais procuradas do evento. O espaço, que recebe demandas dos municípios, iniciou as atividades no último domingo (27) e segue até quarta-feira (30), último dia de programação, reunindo equipes especializadas de órgãos como Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), além do Governo do Estado da Bahia e da Secretaria de Estado da Educação da Bahia (SEC/BA). A proposta é oferecer orientação e encaminhamento sobre programas e projetos do governo federal, além de tirar dúvidas sobre ações educacionais em andamento. Numa parcial, somente no espaço do FNDE, foram contabilizados cerca de 100 atendimentos aos profissionais da área que passaram pelo plantão. O suporte técnico está sendo realizado por ordem de chegada. Se organize para visita e aproveite oportunidade. A Dirigente Municipal de Educação (DME) de Cuité/PB, Aline Nieble Souza, priorizou a assistência e confessa que é um "mecanismo facilitador" aos gestores. "Para os municípios, poder contar com esse apoio no mesmo ambiente está sendo extraordinário, pois nos possibilita acesso a especialistas capacitados para nos orientar da melhor forma e auxiliar no direcionamento de ações que, teoricamente, teriam que ser feitas via telefone. Isso nos poupa muito tempo e, sem dúvidas, é um mecanismo facilitador e muito eficaz" afirma. Segundo a DME, os serviços disponibilizados proporcionam mais viabilidade nos processos. "Isso traz um conforto e, também, um alívio. Muitas vezes a gente vem achando que o problema é gigante, e, quando chega aqui, nos orientam e fazem com que esse momento se torne mais tranquilo e resolutivo", conclui. Até o momento, as principais demandas do FNDE têm sido PAR Genérico; Prestação de Contas; PDDE e Obras. O estande conta ainda com suporte do MEC, com a Secretaria de Educação Básica; Secretaria de Educação Continuada Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão; e Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino; além do Inep; Capes; entre outros. O plantão de atendimento ocorre até quarta (30), no estande do governo federal, situado na feira de exposições do 20º Fórum Nacional da Undime, em Salvador/BA. Fonte: Undime