Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Undime participa de reunião da Comissão de Apoio à Articulação entre os Sistemas de Avaliação da Educação Básica

Todas as notícias Categorias

27/02/2024Undime

Undime participa de reunião da Comissão de Apoio à Articulação entre os Sistemas de Avaliação da Educação Básica

Encontro aconteceu na sexta-feira, 23 de fevereiro, no Inep

A Undime participou, na última sexta-feira, 23 de fevereiro, da 3ª Reunião da Comissão de Apoio à Articulação entre os Sistemas de Avaliação da Educação Básica. O encontro aconteceu na capital federal, na sede do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A Undime tem representantes das cinco regiões brasileiras na Comissão. Estavam presentes nesta reunião: o presidente nacional e Dirigente Municipal de Educação (DME) de Ibaretama/CE, Alessio Costa Lima (Nordeste); o presidente da Undime região Centro-Oeste e DME de Catalão/GO, Leonardo Santa Cecília (Centro-Oeste); o presidente da Região Sudeste, Undime/SP e DME de Sud Mennucci/SP, Luiz Miguel Garcia (Sudeste); a vice-presidente da Região Norte, presidente da Undime/RO e DME de Santa Luzia D'Oste/RO, Luslarlene Fiamett (Norte); e o presidente da Undime/SC e DME de São Lourenço do Oeste/SC, Alex Tardetti (Sul). A coordenadora institucional da Undime, Maria Edineide de Almeida Batista, também acompanhou o encontro.

A reunião teve como pauta o alinhamento técnico-metodológico da Avaliação da Alfabetização dos Estudantes do 2° ano do Ensino Fundamental, realizada pelos 23 sistemas de avaliação estaduais e a construção do Indicador Criança Alfabetizada, no âmbito da Política do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, pactuada pelo Ministério da Educação (MEC), Consed e Undime.

Na ocasião, o presidente nacional da Undime destacou a importância da retomada de reuniões desta natureza para construção de um Sistema Nacional de Avaliação de maneira transparente e democrática, envolvendo desde o planejamento aos processos de tomada de decisões, os representantes do MEC/Inep, das redes de ensino avaliadas municipais e estaduais, de forma paritária.

A Comissão foi instituída pela Portaria Nº 351, de 4 agosto de 2023, que estabelece diretrizes e orientações para que os sistemas estaduais de avaliação estejam organizados de forma complementar ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e ofereçam subsídios para o monitoramento do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Os integrantes da Comissão foram designados por meio da Portaria Nº 388, de 29 de agosto de 2023.

 

 

Fonte: Undime
Fotos: Consed


Parceria institucional