Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Undime Pernambuco elege nova diretoria para o biênio 2025-2027

Todas as notícias Categorias

25/04/2025Undime

Undime Pernambuco elege nova diretoria para o biênio 2025-2027

Fórum Estadual Ordinário da seccional ocorreu nos dias 24 e 25 de abril, em Recife

 


A Undime Pernambuco realizou o 21º Fórum Estadual, nos dias 24 e 25 de abril, no Centro de Eventos Recife da Faculdade Pernambucana de Saúde - FPS, em Recife/PE. O evento reuniu 550 participantes, de 159 dos 184 municípios do estado.

Com o tema "Gestão Pública em foco: caminhos da formação para qualidade da educação municipal", o Fórum teve por objetivo trazer aos Dirigentes Municipais de Educação e técnicos das Secretarias assuntos de abrangência atual nas políticas públicas da educação municipal, como um espaço de formação.

Para além da programação na plenária, o evento contou com quatro minicursos voltados às equipes técnicas com os seguintes temas:

- Orientações gerais sobre aquisições para educação pública a partir da nova Lei de Licitação;

- Novidades na gestão das contas do PDDE e das Ações Integradas (Cartão PDDE, Pix, TED, transferências entre Contas e pagamentos de Boletos) - Como utilizar a Gestão BB Ágil;

- A importância da música instrumental na estimulação auditiva e emocional da criança;

- Gestão Pedagógica com foco na Alfabetização e Letramento: novos olhares e novos fazeres.

A programação do primeiro dia de evento contemplou duas palestras intituladas "A Escola e a proibição do uso do celular: qual a relevância, quais os desafios?" e "A formação da cidadania financeira de estudantes, educadores e comunidade por meio do Programa Aprender Valor”.

À tarde, simultaneamente à realização dos minicursos, ocorreu o processo eleitoral que elegeu a nova Diretoria Executiva da seccional para o biênio 2025-2027. Andreika Asseker Amarante, Dirigente Municipal de Educação de Igarassu/PE, foi reconduzida à presidência da Undime Pernambuco, assim como José Fernando Melo, Dirigente Municipal de Educação de Limoeiro/PE, à vice-presidência.

“Nós estamos muito felizes pelo pleito eleitoral e pela confiança que os municípios pernambucanos depositaram em toda essa diretoria, em toda essa chapa que está unida e muito fortalecida. Um dos pontos que foi muito defendido no nosso plano de trabalho, foi interiorização da Undime, no sentido de que possamos fazer eventos e formações para os dirigentes municipais e para as equipes técnicas das secretarias em cada regional [do estado]. Outra coisa também é o fortalecimento dentro do regime de colaboração, levando os desafios e os pleitos dos municípios até o governo do estado para que seja estabelecido um diálogo maior e sejam atendidas as necessidades e os desafios dos municípios”, declarou Andreika.



O segundo dia de Fórum trouxe aos participantes discussões sobre o Novo Plano de Ações Articuladas (PAR) como instrumento de gestão e planejamento educacional e a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas; Lei do Piso Salarial Profissional Nacional e Responsabilidade Fiscal: contradições e disputas em torno da valorização do magistério em estados e municípios brasileiros; BNCC Computação: um aprofundamento sobre pensamento computacional, mundo e cultura digital; O direito à alfabetização dos estudantes: estratégias para melhoria da aprendizagem em turmas multisseriadas; Desafios para a implementação dos novos Parâmetros Curriculares da Educação Infantil; Como fazer a gestão dos recursos da educação, o quê pode e o quê não pode?

 

Fonte: Undime
Fotos: Undime/PB


Parceria institucional