Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Confira na íntegra a trilha formativa Fundeb em Debate

Todas as notícias Categorias

23/05/2022Undime

Confira na íntegra a trilha formativa Fundeb em Debate

Eventos foram realizados pelo Conviva Educação e vídeos estão disponíveis na galeria da plataforma

 

Na semana passada, no dia 19 de maio, o Conviva Educação realizou a última videoconferência da trilha formativa Fundeb em Debate, com o tema Fatores de ponderação e indicadores de atualização do Fundeb.

A trilha formativa é composta por quatro episódios, e contou com a mediação de Alessio Costa Lima, vice-presidente da Undime e Dirigente Municipal de Ibaretama/CE. O objetivo foi apresentar debates relacionados ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

As transmissões foram realizadas pelo canal da plataforma no Youtube e estão disponíveis também no canal da Undime no Youtube.

Veja abaixo os temas e participantes de cada episódio:

O piso e o Fundeb como mecanismos de financiamento
Participaram Alessio Costa Lima; Paulo Parente Lira Cavalcante, especialista em Financiamento; e Silvio Graboski, consultor em Direito Educacional e assessor jurídico da Undime São Paulo.
Assista aqui.

O novo mecanismo do Fundeb e as formas de complementação (VAAF, VAAT e VAAR)
Participaram do encontro Alessio Costa Lima; Sylvia Gouveia, diretora de programa da Secretaria Executiva do Ministério da Educação; e André Carvalho, consultor em Finanças Públicas.
Assista aqui.

Controle social e gestão democrática no Fundeb
Contou com a presença de Alessio Costa Lima; Leomir Ferreira Araújo, da Coordenação de Operacionalização do Fundeb do FNDE; e o conselheiro Cláudio Couto Terrão, da Atricon.
Assista aqui.

Fatores de ponderação e indicadores de atualização do Fundeb
Participaram Alessio Costa Lima; Gustavo Henrique Moraes, coordenador-geral de Instrumentos e Medidas Educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep); e Andressa Pellanda, coordenadora geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.
Assista aqui.

Os vídeos estão disponíveis na íntegra e podem ser assistidos pela galeria de vídeos do Conviva ou pelo canal da Undime no Youtube.

Fonte: Undime


Parceria institucional