Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Confira a publicação “Exclusão escolar e violências contra crianças e adolescentes: como agir a partir da estratégia Busca Ativa Escolar”

Todas as notícias Categorias

16/12/2024Undime

Confira a publicação “Exclusão escolar e violências contra crianças e adolescentes: como agir a partir da estratégia Busca Ativa Escolar”

Documento é uma iniciativa do UNICEF e Undime em parceria com a organização da sociedade civil Avante - Educação e Mobilização Social


O caderno “Exclusão escolar e violências contra crianças e adolescentes: como agir a partir da estratégia Busca Ativa Escolar” disponibiliza informações e recomendações para fortalecer a abordagem das situações de violência no contexto da estratégia. A publicação é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e da Undime, em parceria com a organização da sociedade civil Avante - Educação e Mobilização Social, e foi apresentada em primeira mão, em novembro, no encontro com coordenadores operacionais da Busca Ativa Escolar nos estados e coordenadores institucionais da Undime, em Brasília.

Voltado aos Comitês Gestores da Busca Ativa Escolar dos municípios e estados, o documento fornece orientações para todas as equipes engajadas na estratégia. Acesse aqui.

De acordo com o UNICEF, esse é o primeiro de uma série de cadernos que aprofundarão a relação da exclusão escolar com diferentes situações de violência e violação de direitos contra crianças e adolescentes. Eles irão ajudar a melhor caracterizar, identificar e conduzir os casos de exclusão e abandono escolar relacionados às violências, organizando os fluxos de atendimento por meio das políticas públicas existentes.

A estratégia Busca Ativa Escolar tem centrado esforços a fim de que municípios e estados ampliem a identificação e o atendimento a meninas e meninos que estão fora da escola ou em risco de abandono por motivos relacionados às violências. Acesse buscaativaescolar.org.br e saiba mais.

Fonte: Undime com informações do UNICEF


Parceria institucional