Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > Notícias Undime > Undime lança pesquisa sobre desafios dos Anos Finais do Ensino Fundamental nas redes municipais de ensino

Todas as notícias Categorias

17/05/2023Undime

Undime lança pesquisa sobre desafios dos Anos Finais do Ensino Fundamental nas redes municipais de ensino

Resultado da coleta será apresentado no mês de agosto, durante o 19º Fórum Nacional da Undime, em Cuiabá

 

 

Compreender as percepções e maiores dificuldades enfrentadas pelas redes municipais de educação na oferta e gestão da etapa dos Anos Finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental (EF) e identificar oportunidades de ações que possam ser empreendidas para superar esses desafios, são alguns dos objetivos da pesquisa realizada pela Undime em parceria com o Itaú Social.

O estudo pretende ouvir as 5.568 Secretarias Municipais de Educação e do Distrito Federal para mapear as principais demandas desta etapa da educação básica. O questionário ficará disponível até o dia 16 de junho de 2023 e, para participar, basta solicitar à seccional da Undime em seu estado o link para que o município possa participar do estudo.

É importante destacar que mesmo que o município não ofereça Anos Iniciais ou Finais do EF, é recomendado que preencha ao questionário, pois também têm perguntas sobre creche e pré-escola. Os resultados desta pesquisa serão apresentados durante 19º Fórum Nacional Ordinário dos Dirigentes Municipais de Educação, que acontece em Cuiabá, no período de 6 a 9 de agosto de 2023.

O presidente da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/ SP, considera de extrema importância que todos os municípios participem do estudo, visto que nos últimos anos, a instituição tem promovido pesquisas sobre a educação pública brasileira a fim de entender cada vez mais a dinâmica da gestão e  propor políticas, ações e melhorias em âmbito geral. “Contamos com participação e contribuição dos municípios para obtermos um número representativo de respostas de todos os estados do país, a fim de que possamos publicar um relatório que contemple as principais demandas e diversas realidades dos anos finais do ensino fundamental por todo Brasil. Certamente irá contribuir muito para o debate e elaboração de políticas públicas para esta etapa de ensino”, afirma.  

 

Como participar?

O link para acesso ao questionário foi enviado às seccionais da Undime em cada estado via endereço eletrônico. Clique aqui para acessar os contatos das seccionais da Undime e solicitar o formulário.

 

Fonte: Undime

 


Parceria institucional