08/01/2024Undime
A pedagogia da alternância intercala momentos de atividade em sala de aula com períodos de prática no campo
(Foto: Luís Gustavo/Incra Oeste do Pará)
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, promulgou a Lei 14.767/23, que inclui na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) a pedagogia da alternância entre as metodologias adequadas aos estudantes da educação rural.
A norma foi restabelecida após a derrubada de veto total pelo Congresso Nacional.
A lei, publicada no Diário Oficial da União no final de dezembro, teve origem no Projeto de Lei 6498/16, do deputado Helder Salomão (PT-ES), aprovado pela Câmara dos Deputados em 2017 e pelo Senado Federal em 2022.
Criada por camponeses da França em 1935, a pedagogia da alternância busca intercalar momentos de atividade escolar propriamente dita com períodos de prática no campo.
O método envolve a formação integral do aluno por meio do intercâmbio de experiências em dois ambientes distintos, um teórico e outro prático: a escola e a propriedade rural.
No Brasil, a pedagogia da alternância foi implantada pela primeira vez em 1969, no Espírito Santo.
Fonte: Agência Câmara de Notícias
A pedagogia da alternância intercala momentos de atividade em sala de aula com períodos de prática no campo(Foto: Luís Gustavo/Incra Oeste do Pará) O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, promulgou a Lei 14.767/23, que inclui na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) a pedagogia da alternância entre as metodologias adequadas aos estudantes da educação rural. A norma foi restabelecida após a derrubada de veto total pelo Congresso Nacional. A lei, publicada no Diário Oficial da União no final de dezembro, teve origem no Projeto de Lei 6498/16, do deputado Helder Salomão (PT-ES), aprovado pela Câmara dos Deputados em 2017 e pelo Senado Federal em 2022. Criada por camponeses da França em 1935, a pedagogia da alternância busca intercalar momentos de atividade escolar propriamente dita com períodos de prática no campo. O método envolve a formação integral do aluno por meio do intercâmbio de experiências em dois ambientes distintos, um teórico e outro prático: a escola e a propriedade rural. No Brasil, a pedagogia da alternância foi implantada pela primeira vez em 1969, no Espírito Santo. Fonte: Agência Câmara de Notícias https://www.camara.leg.br/noticias/1030253-entra-em-vigor-lei-que-preve-alternancia-entre-aulas-praticas-e-teoricas-para-alunos-da-zona-rural/