Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Undime Sergipe e Undime Alagoas promovem encontro interestadual em Aracaju

Todas as notícias Categorias

05/12/2025Undime

Undime Sergipe e Undime Alagoas promovem encontro interestadual em Aracaju

Sistema Nacional da Educação e Recomposição das Aprendizagens nos Anos Finais nortearam a programação com oficinas, palestras e mesas redondas

(Fotos: Bianca Ferreira - Undime/SE)

 

Cerca de 300 participantes, entre Dirigentes Municipais de Educação (DME) e técnicos em Educação dos estados de Sergipe e Alagoas, estiveram reunidos no Encontro Interestadual promovido pelas seccionais da Undime de Sergipe e de Alagoas, realizado nos dias 4 e 5 de dezembro, em Aracaju/SE.

O objetivo do evento, que teve como tema "Sistema Nacional da Educação e Recomposição das Aprendizagens nos Anos Finais", foi dialogar sobre a Lei Complementar nº 220, de 31 de outubro de 2025, e a implementação do sistema que permitirá alinhar estratégias entre os entes federados e funcionar como o "SUS" da Educação. Também fizeram parte da programação oficinas e palestras que trabalharam a recomposição das aprendizagens do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental.

Na abertura, o presidente da Undime/SE, DME de Estância/SE, João Luiz Dória, lembrou que o Sistema Nacional de Educação é muito aguardado por todos os profissionais da Educação, visto que a perspectiva do sistema é integrar as redes federal, estaduais e municipais num trabalho que possa melhorar a governança das ações em rede, à luz da equidade e da inclusão, de modo a respeitar cada esfera federativa.

Quanto ao encontro em si, João Luiz destacou ser oportuno, já que objetivou trazer o aprofundamento das temáticas e para que cada dirigente municipal pudesse dialogar com suas equipes técnicas, criando uma rede de informação. "É um encontro que fortalece os dois estados, pois a Educação tem características comuns, com uma temática muito oportuna para o momento", afirmou.

Ainda na abertura, o secretário de Estado da Educação de Sergipe, vice-governador e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Zezinho Sobral, lembrou que a educação é dinâmica na sua atuação e finaliza o ano letivo de 2025 com a perspectiva de novas ações necessárias para 2026. Para ele, a recomposição das aprendizagens é uma delas, na conotação mais efetiva de melhoraria da aprendizagem do 6° ao 9° ano. "Em Sergipe, temos um regime de colaboração muito consolidado, desde a construção de creches, educação infantil e formação de professores para a alfabetização. A Educação é interdependente e, por isso, tem que se fortalecer e dar bons frutos", afirmou.

O presidente da Undime/AL e DME Feliz Deserto/AL, Djalma Barros, espera que todos os estados tenham o regime de colaboração de Sergipe como referência. "Quero parabenizar Sergipe por ter esse diálogo e parceria entre o Estado e a Undime. Existem estados que não procuram os municípios para formalizar suas políticas", destacou.

Estiveram na pauta da programação do primeiro dia: BNCC Computação e Educação Midiática com a consultora do MEC, Larissa Santa Rosa; Educação em Tempo Integral, com a coordenadora da Renapeti, Tuca Alencar; a implementação das diretrizes operacionais e a importância da formação dos professores, com a professora Núbia Josania Paes de Lira, da Assessoria de Colaboração e Assistência aos Municípios da SEED Sergipe e a professora Fabiana Araújo, presidente do Fórum, Articuladora Estadual CNCA/Undime/SE.

A programação do primeiro dia finalizou com a oficina sobre implementação das Diretrizes Operacionais de Qualidade e Equidade, por meio do Compromisso Nacional pela Qualidade e Equidade da Educação Infantil (Conaquei), com Alexsandro do Nascimento Santos, diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral do MEC.

Para a DME de São Cristóvão/ SE, Dayse Barroso, eventos como este motivam discussões sobre novos projetos, ações e planejamento para o ano que se aproxima. A dirigente ainda destacou que encontros com outros estados fortalecem a troca de experiências e vivências. "São estados irmãos, vizinhos e temos muito em comum, com realidades distintas, mas que a Educação pode ser pensada como um todo", disse.

Na sexta-feira, 5 de dezembro, o dia começou com a mesa redonda "Um currículo para as adolescências” com a técnica do Itaú Social, Tânia Soares, e o coordenador do Programa Escola das Adolescências em Sergipe, João Kennedy.

A programação seguiu com um debate cujo tema foi "Resgatando a paixão pela prática pedagógica", com o escritor e palestrante, Erik Penna.

À tarde, o vice-presidente nacional da Undime e DME de Fortaleza/CE, Idilvan Alencar, participou da mesa de debates sobre o Sistema Nacional de Educação ao lado do ex-reitor da UFS e ex-secretário de Estado da Educação de Sergipe, Josué Passos. "Foi uma honra participar desse encontro, a convite da Undime Sergipe e Alagoas. Vim fazer uma fala sobre um tema muito atual, que é o Sistema Nacional de Educação, que nós temos a obrigação de implementar". Idivilvan explicou que a Undime tem um papel relevante na medida em que faz parte das comissões bipartide e tripartide, por isso tem que participar e discutir junto aos secretários de todo o processo.

A atividade que encerrou a programação foi a mesa redonda que abordou "Os cadernos de inovação curricular" a partir de duas temáticas: aprendizagem significativa e pertencimento a partir dos clubes de letramentos; e estratégias de implementação e experiências exitosas.

 

 

      

Fonte: Undime Sergipe e Undime Alagoas
Fotos: Bianca Ferreira - Undime/SE


Parceria institucional