Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Undime Goiás elege nova gestão

Todas as notícias Categorias

02/06/2023Undime

Undime Goiás elege nova gestão

XII Fórum Estadual da seccional goiana reuniu centenas de Dirigentes Municipais de Educação e teve a participação do governador do estado

 

A Undime Goiás encerrou nesta quinta-feira (1) o seu XII Fórum Estadual Ordinário. O evento, que começou no dia 30 de maio, foi realizado no município de Caldas Novas, e abordou o tema “Gestão, políticas públicas e desafios para a qualidade na educação goiana”.

Centenas de Dirigentes Municipais de Educação do estado puderam acompanhar os três dias de atividades, palestras, exposições e painéis de debate. Ao todo mais de mil pessoas passaram pelo evento durante os três dias de Fórum.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, participou do Fórum e reforçou a importância do regime de colaboração entre os entes federados. “Para uma educação de qualidade, não pode haver distinção na hora de enviar verbas para escolas estaduais e municipais, pois as parcerias com prefeituras são necessárias. Nós temos de estar de braços dados. É a única maneira que temos de conseguir dar o ensino necessário, com qualidade”, disse Caiado.

Na oportunidade, a Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) entregou, cerca de 2 mil chips e 140 tablets para alunos de Caldas Novas. De acordo com a Seduc, o investimento de R$ 83 milhões é uma iniciativa de inclusão digital e os aparelhos são para acesso exclusivo dos estudantes aos sites e plataformas de pesquisa, além de interação direta com atividades escolares.

Ao todo, serão distribuídos em Goiás 28 mil tablets e 410 mil chips com internet para estudantes e professores da rede pública de ensino. A iniciativa vai contemplar professores e estudantes das redes estadual e municipais, que estejam no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Os recursos são oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Ministério da Educação (MEC).

Durante a abertura do Fórum, a Undime nacional foi representada pela coordenadora institucional, Maria Edineide de Almeida Batista e pelo vice-presidente, Alessio Costa Lima, Dirigente Municipal de Educação (DME) de Ibaretama/ CE, que ainda ministrou a palestra “Financiamento da educação: os desafios da implementação do novo Fundeb”.

Autoridades locais, prefeitos, vereadores, equipes das secretarias de educação dos municípios goianos também participaram do Fórum, que a cada ano ganha mais relevância no cenário educacional. O prefeito de Caldas Novas, Kleber Marra, e a Dirigente Municipal de Educação do município, Vanessa Rodrigues, participaram ativamente do evento. 

No último dia do Fórum foi realizada a eleição e posse dos novos membros da diretoria executiva, Conselho Nacional de Representantes e delegados para o biênio 2023-2025. Miguel Rodrigues Ribeiro, Dirigente Municipal de Educação de Rio Verde/ GO, foi reconduzido à presidência da seccional goiana por mais dois anos, junto à vice-presidente, Rudilene Nobre, Dirigente Municipal de Educação de Valparaíso/ GO.

Ainda durante o evento, a Undime Goiás celebrou um momento importante: atualmente, a seccional tem o maior número de filiados da sua série histórica. A novidade reforça a importância da unidade institucional, ao aproximar as diferentes realidades existentes em um mesmo território e endossa o lema da instituição “Que nenhum município seja distante”.

O presidente reeleito, agradeceu o reconhecimento do trabalho que desempenhou nos últimos dois anos e faz planos para o próximo mandato. “Estamos com uma Undime forte, estruturada, primando por uma gestão participativa, em que todos os secretários estão envolvidos e isso faz com que possamos levar o nome da instituição para um número cada vez maior de municípios goianos. O respeito e o reconhecimento das nossas ações por parte do Governo do Estado, contribui para que o regime de colaboração, de fato, aconteça em Goiás”, explicou.

Além de votarem para escolher os novos representantes, os membros da Undime Goiás, também fizeram alterações no estatuto, entre elas a criação de 12 regionais. “Essa decisão da plenária nos ajuda a procurar, cada vez mais, descentralizar as nossas ações, diminuir distâncias e conhecer mais realidades para que todos os municípios se sintam representados com o trabalho da seccional da Undime no estado”, completou.

  

Fonte: Undime
Fotos: Undime Goiás


Parceria institucional