Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > Destaque > Escolas têm até 15 de abril para conferir situação do aluno no Educacenso

Todas as notícias Categorias

01/04/2015Undime

Escolas têm até 15 de abril para conferir situação do aluno no Educacenso

As escolas que preencheram o Censo Escolar 2014 têm até 15 de abril para conferir as informações de rendimento (aprovação ou reprovação) e movimento (transferência ou desistência do educando no fim do ano letivo). O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu nessa segunda-feira, 30, a verificação dos resultados preliminares do módulo Situação do Aluno, no sistema on-line Educacenso. O cronograma segue o previsto na Portaria nº 105 de 13 de março de 2014.

O cumprimento do prazo é considerado de extrema importância pelo Inep, uma vez que, em hipótese alguma, será permitido qualquer tipo de alteração ou de complementação dos dados informados ao Censo após o encerramento do período oficial de retificação. A responsabilidade das informações é dos diretores e dirigentes das escolas públicas e privadas e, também, das secretarias estaduais e municipais de educação, que trabalham em cooperação com as instituições de ensino da educação básica.

Ao preencher o módulo Situação do Aluno, as unidades de ensino informam, somente nas turmas de escolarização, situações como rendimento, movimento, não movimentação (etapas de educação infantil, creche e pré-escola), curso em andamento (educação de jovens e adultos e educação profissional). Também devem ser confirmados os dados dos concluintes dos ensinos fundamental e médio e da educação profissional (aprovação e finalização), além dos admitidos após o censo. Este último refere-se ao rendimento e movimento dos alunos de todas as modalidades de ensino com matrícula ativa no Censo Escolar de 2014 e que entraram na escola após a data de referência (maio do ano passado).

O Censo Escolar é o principal e mais completo levantamento de dados estatístico-educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos e coordenado pelo Inep. As informações coletadas permitem traçar um panorama nacional da educação básica, referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área da educação. Os dados são ainda utilizados para o cálculo do índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb), indicador que serve de referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do Ministério da Educação (MEC).

Para conferir os dados informados e realizar alterações, se necessário, basta entrar diretamente no módulo Situação do Aluno do Sistema Educacenso, no portal do Inep.

Autor: Inep

http://zip.net/brq16s


Parceria institucional