Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Inep lança Catálogo de Escolas, com dados da educação básica brasileira

Todas as notícias Categorias

31/10/2019Undime

Inep lança Catálogo de Escolas, com dados da educação básica brasileira

Representantes acadêmicos e da sociedade civil que buscam informações sobre a educação básica no Brasil podem contar com mais um recurso de pesquisa. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) está lançando o Catálogo de Escolas da Educação Básica, com informações de endereçamento, localização e oferta educacional das escolas brasileiras que participaram da última edição do Censo Escolar, coletado em 2018. A consulta ao catálogo pode ser feita a partir de recortes de interesse do usuário ou diretamente para uma escola.

Por meio de opções disponíveis na plataforma, as pessoas podem consolidar dados por estado, município, por etapas de ensino ofertadas e porte da escola; saber se o estabelecimento é estadual, municipal, federal ou privado, além de outros conjuntos de informações. Os resultados da pesquisa podem ser destacados do catálogo e exportados.

O diretor de Estatísticas Educacionais do Inep, Carlos Moreno, destaca a importância do produto. “O catálogo é mais um instrumento disponibilizado à sociedade, que fortalece a transparência das pesquisas estatísticas realizadas e provê um serviço relevante para a sociedade.” O gestor explica que o serviço “disponibiliza informações de interesse dos usuários a respeito dos estabelecimentos de educação formal, que pode ser consultado, em formato eletrônico, no portal do Inep, e favorece a integração com outros sistemas de informação já disponibilizados pelo instituto”.

Estão listadas na plataforma em torno de 226 mil escolas, com um público de mais de 50 milhões de pessoas, considerando alunos e profissionais da educação. Entre os recortes oferecidos pelo catálogo, está ainda a condição do estabelecimento, se em funcionamento ou paralisado na data de referência da pesquisa. Como a plataforma é atualizada com as informações da última edição disponível do Censo Escolar, os dados apresentados no catálogo são sempre da última quarta-feira do mês de maio de cada ano. As informações atuais do portal são referentes a 2018.

Público – O objetivo do catálogo é suprir as necessidades de informação de pesquisadores, gestores educacionais das redes pública e privada, organizações da sociedade civil, imprensa, estudantes e seus familiares. A plataforma foi desenvolvida pela equipe da Diretoria de Estatísticas Educacionais do Inep, responsável por coletar e organizar as informações que são fornecidas ao Censo Escolar por cada instituição de ensino do país.

Acesse o Catálogo de Escolas

Fonte: Inep

https://bit.ly/2PzaVSJ 


Parceria institucional