Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Conheça os vencedores da 4ª Ação de Reconhecimento do Conviva

Todas as notícias Categorias

28/11/2019Undime

Conheça os vencedores da 4ª Ação de Reconhecimento do Conviva

Envolvimento para organizar as informações do município, melhoria no aprendizado dos estudantes, na infraestrutura das escolas, e foco em garantir condições de trabalho para os profissionais da secretaria de educação e de professores. Essas são algumas das conquistas dos vencedores da 4ª Ação de Reconhecimento do Conviva, anunciados nesta quinta-feira (28) durante um vídeo ao vivo transmitido pelo Facebook (assista na íntegra aqui).

Os vencedores são: Cruzeiro do Sul (Acre), Itacoatiara (Amazonas) e Limoeiro do Norte (Ceará). As secretarias vivem contextos e desafios específicos, e mostraram como é possível superá-los e manter toda a equipe engajada no mesmo propósito (veja a lista dos 30 municípios que conquistaram as melhores pontuações).

Cruzeiro do Sul e Limoeiro do Norte foram os selecionados na categoria “técnica”, em que foi levado em conta o desempenho das equipes no uso da plataforma Conviva e o relato apresentado para a banca de especialistas. E Itacoatiara conquistou maior número de votos do público (7.094 dos 25.286 totais), vencendo o prêmio na categoria “votação popular”. Veja trechos das entrevistas dadas ao Canal Futura pelos dez municípios finalistas e, a seguir, conheça o trabalho dos três municípios vencedores:

Cruzeiro do Sul e a melhoria dos espaços escolares

Garantir o acesso e a permanência das crianças na escola e oferecer uma educação de qualidade. Esse era o objetivo de Cruzeiro do Sul, no Acre, vencedor da categoria “técnica” na Ação de Reconhecimento.

O foco do trabalho foi a melhoria da infraestrutura das escolas. Quando a equipe usou a ferramenta de Espaços Escolares da plataforma Conviva para fazer um diagnóstico, notou que era necessário realizar diversas intervenções. “Não se pode pensar em uma educação de qualidade se salas de aula, cantina ou biblioteca não são atrativos: sabemos que os espaços educam”, diz Amarísio Saraiva, Dirigente Municipal de Educação de Cruzeiro do Sul, que fica a 635 km da capital, Rio Branco. Antes de usar o Conviva, o levantamento desses dados era feito manualmente, durante as visitas às escolas. Mas com a plataforma, a organização, a agilidade e a precisão passaram a ser maiores.

“Outras áreas da secretaria também usam a plataforma, o que favorece os setores financeiro e da alimentação, por exemplo, e organiza os compromissos usando a Agenda e a ferramenta de Plano de Ação. Há pessoas responsáveis pelos registros em cada uma das ferramentas, e profissionais da secretaria que apoiam o trabalho dos colegas, realizando oficinas e tirando dúvidas sobre o uso da plataforma”, disse Maria José Caetano Lima (técnica da secretaria municipal de educação).

A análise dos dados colaborou para que a secretaria economizasse tempo nas ações cotidianas, antecipasse problemas e tomasse decisões para solucioná-los. No relato enviado para a Ação de Reconhecimento (leia o texto na íntegra), a secretaria registrou o seguinte: “Diante do diagnóstico realizado, foram detectadas várias fragilidades na gestão pedagógica. A mais crítica está relacionada ao compromisso com a igualdade de acesso, pois a educação deve estar comprometida com a igualdade de acesso ao conhecimento para todos, cabendo às unidades de ensino, com o apoio da Semed, estabelecer um melhor atendimento para garantir as condições de uma educação de qualidade para todos, considerando suas necessidades educacionais específicas.”

Assista ao vídeo realizado pelo Canal Futura com os representantes do município:



Itacoatiara: orçamento e calendário

Itacoatiara, no Amazonas, tem 134 escolas, sendo 20 na zona urbana e as demais na zona rural, em áreas sujeitas às variações de volume dos rios. Para organizar o ano letivo, a secretaria precisa organizar três calendários escolares. “Aprendemos a viver nesse contexto de cheias dos rios, então há períodos em que as escolas na sede do município estão tendo aula, enquanto as de regiões alagadas ficam fechadas. Mesmo com as diferenças, cumprimos a quantidade de dias e horas conforme indica a lei”, explica Maria Francelizia da Silva, Subsecretária Municipal de Educação de Itacoatiara, que fica a 273 km de Manaus.

“Graças a essa variedade de contextos, as despesas realizadas ao longo do ano também oscilam. Então precisamos ter controle do orçamento e dos gastos realizados para fazer o planejamento e ter à disposição o recurso o mais rápido possível, quando necessário, para realizar obras e deixar as escolas em boas condições”, disse Josimar Farias de Oliveira (técnico da secretaria municipal de educação). E é por isso que o Conviva fez a diferença na rotina da secretaria: as informações financeiras foram registradas na ferramenta de Receitas e Despesas e agora há mais autonomia e rapidez para análise e tomada de decisões. “Antes tínhamos que esperar o setor de finanças da prefeitura, mas agora nós também temos tudo à mão. O Conviva nos ajuda a fazer um controle mais certeiro e rápido do dinheiro gasto”, diz o profissional.

Outros ganhos também são evidentes: os dados ficaram unificados e os diferentes departamentos da secretaria de educação trabalham seguindo uma mesma fonte. No relato vencedor na categoria “votação popular” (leia o texto na íntegra), a secretaria escreveu o seguinte: “Realizamos uma reunião com o Secretário de Educação e montamos uma equipe com integrantes de todos os segmentos e áreas de gestão para que pudéssemos alimentar o sistema continuamente e de forma integrada. Os dados foram colhidos com as Secretarias de Finanças e Administração de forma colaborativa e favorecendo a gestão democrática”.

Assista ao vídeo realizado pelo Canal Futura com os representantes do município:



Limoeiro do Norte e a aprendizagem dos estudantes

“Quando assumimos a gestão, em 2017, os dados apresentados pela avaliação externa realizada no Ceará mostravam um retrato insatisfatório na aprendizagem dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática. Buscávamos o domínio das competências e habilidades esperadas para cada estudante e que nossos índices educacionais avançassem”, disse Maria de Fátima Holanda, Dirigente Municipal de Educação de Limoeiro do Norte, no Ceará, que fica a 201 km de Fortaleza.

Diante desse cenário, a equipe resolveu alimentar de informações diversas ferramentas do Conviva e realizar o planejamento de acordo com o diagnóstico visto. Analisando os dados, foi possível priorizar as ações essenciais e desenhar um plano de ação e estratégias com o objetivo da melhoria da aprendizagem. “Fizemos uma integração de áreas, envolvendo alimentação, transporte escolar e convênios. Também importamos os dados do Educacenso, estudamos a área de Indicadores Educacionais e, com isso, passamos a realizar nosso trabalho cotidiano”, explica Geice Carine da Silva (técnica da secretaria municipal de educação).

No relato vencedor na categoria “técnica” (leia o texto na íntegra), a secretaria escreveu o seguinte: “A fluidez desses dados inseridos em um só local, sem precisarmos fazer cálculos ou realizar pesquisas em outros espaços, agilizou nossas análises e nos proporcionou realizar um planejamento de forma prática e decisiva na elaboração das ações. Nos planejamentos pedagógicos, nossa equipe utilizava os filtros das ferramentas para obter informações sobre as escolas que precisavam de atenção prioritária. Quando clicávamos no nome de cada escola conseguíamos acessar detalhes e mais indicadores oficiais. Conhecendo a plataforma Conviva, percebemos o caminho para percorrer”.

Assista ao vídeo realizado pelo Canal Futura com as representantes do município:

 

Os últimos meses: da inscrição ao resultado

Elas passaram por um longo processo, que começou em agosto com as inscrições de 244 relatos, seguido da triagem de 84 experiências em setembro e escolha de 30 melhores colocados em outubro. Dessa disputada seleção, foram anunciados os dez finalistas, que participaram de um encontro formativo realizado no Rio de Janeiro em novembro durante três dias.

Fonte: Conviva Educação

https://bit.ly/2Y19Ghl 


Parceria institucional