Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Educação empreendedora é tema de reunião entre Undime e Sebrae

Todas as notícias Categorias

26/11/2019Undime

Educação empreendedora é tema de reunião entre Undime e Sebrae

A Undime se reuniu, na manhã desta segunda-feira (25), na sede do Sebrae, em Brasília. Na pauta do encontro estava a educação empreendedora.

A reunião teve como objetivo analisar a possibilidade de parceria para estruturação de uma Política Municipal de Fomento à Educação Empreendedora entre estudantes do Ensino Fundamental, em consonância com as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Básica.

Participaram os integrantes da diretoria executiva nacional e os presidente estaduais da Undime. Pelo Sebrae, participaram Bruno Quick, diretor técnico e Gustavo de Lima Cezário, gerente da Unidade de Cultura Empreendedora. O secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, Janio Macedo, também participou da reunião e disse que o tema educação empreendedora está sendo discutido pela pasta junto ao Sebrae.

JEPP

Na ocasião, representantes do Sebrae falaram da importância da educação empreendedora no sentido de incentivar os alunos a buscar autoconhecimento, novas aprendizagens e trabalhar o espírito de coletividade. A ideia é que a educação deve atuar como transformadora do sujeito e incentivá-lo à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores.

Foi apresentado o JEPP - Jovens Empreendedores Primeiros Passos, iniciativa voltada ao Ensino Fundamental destinada a fomentar a educação e a cultura empreendedora.

O Jovens Empreendedores Primeiros Passos é composto por nove cursos (1º ao 9º ano do Ensino Fundamental). A proposta é apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gestão da própria vida.

Vários Dirigentes Municipais de Educação relataram que já conhecem a proposta e, inclusive, trabalham o JEPP em escolas nos municípios. A Secretaria Municipal de Educação ou Instituição de Ensino interessada em atuar com o JEPP para com seus estudantes deve procurar o Sebrae mais próximo para negociar a parceria e a realização da capacitação dos professores, que tem duração de 45 horas e pode ser dividida para o 1º e 2º ciclo do ensino fundamental.

Para ver mais fotos da reunião, clique aqui.

Fonte/Fotos: Undime


Parceria institucional