Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > Começa o agendamento do Saeb 2021

Todas as notícias Categorias

25/10/2021Undime

Começa o agendamento do Saeb 2021

Durante esta etapa, serão estabelecidos os dias e horários de aplicação. As provas e os questionários serão aplicados no período entre 8/11 e 10/12

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) iniciou, nesta segunda-feira, 25 de outubro, o agendamento para a aplicação dos testes e questionários em papel do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021. Até o dia 5 de novembro, a Fundação Cesgranrio, empresa aplicadora, entrará em contato com os diretores das escolas, para agendar as provas, que ocorrerão no período entre 8 de novembro e 10 de dezembro.

Serão estabelecidos os dias e horários de aplicação para as turmas participantes. Além disso, será verificado como está o preenchimento do questionário eletrônico do diretor — os formulários foram enviados por e-mail e devem ser preenchidos até 23 de dezembro. Os diretores também serão informados sobre aspectos gerais, como duração da aplicação e disciplinas da avaliação.

Esta também será a oportunidade de conferir, entre outras informações, o endereço da escola e as turmas que participarão do Saeb, assim como a quantidade de alunos. A provas serão realizadas em horário regular de aula. Desse modo, a escola deverá suspender as aulas das turmas que não participarão, com o objetivo de disponibilizar mais salas aos participantes e, assim, garantir o distanciamento adequado, em virtude da pandemia de covid-19.

Atendimento especializado – O Inep, por meio da empresa aplicadora, também verificará questões relacionadas a atendimento especializado. O Instituto utiliza os dados do Censo Escolar como referência e, durante o agendamento, confirma informações. Entre elas estão os tipos de atendimento necessários para os estudantes, disponibilidade de profissional especializado ou acompanhante, tamanho adequado de fonte das provas dos alunos com baixa visão, bem como necessidade de tempo adicional e disponibilidade de salas extras.

Cartilha – No portal do Inep, é possível acessar e baixar a Cartilha do Saeb 2021. No documento, há detalhes sobre os procedimentos e também sobre a aplicação da avaliação. Na cartilha, os diretores podem consultar, por exemplo, quais dados e documentos precisam reunir para fazer o agendamento.

Saeb 2021 – Cerca de 70 mil escolas, distribuídas entre os 5.570 municípios brasileiros, participarão do Saeb neste ano. As escolas públicas (com mais de dez alunos) de 5º e 9º ano do ensino fundamental e de 3ª e 4ª série do ensino médio serão avaliadas em língua portuguesa e matemática. Essas mesmas etapas da educação básica serão avaliadas em formato amostral nas escolas privadas. Também serão aplicadas provas de língua portuguesa e matemática para o 2º ano do ensino fundamental em uma amostra de escolas públicas e particulares.

O Saeb ainda avaliará, de forma amostral, as áreas de ciências humanas e ciências da natureza no 9º ano do ensino fundamental, em escolas públicas e particulares. Nesta edição, a avaliação da educação infantil, que ocorreu de modo piloto em 2019, será amostral, por meio de questionários eletrônicos aplicados aos secretários municipais de Educação, diretores e professores dessa etapa. A estimativa é que mais de 6 milhões de alunos participem do Saeb em 2021.

Saeb – Realizado desde 1990 pelo Inep, o Sistema de Avaliação da Educação Básica é uma avaliação em larga escala que oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais. O Saeb permite que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no País, a partir de evidências.

Por meio de testes e questionários, a avaliação reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelo conjunto de estudantes. Esses níveis são descritos em escalas de proficiência para cada uma das áreas e etapas avaliadas. Os resultados de aprendizagem apurados no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, aferidas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Confira a Portaria do Saeb 2021

Confira a Cartilha do Saeb 2021

Saiba mais sobre o Saeb

 

Fonte: Inep

https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/saeb/comeca-o-agendamento-do-saeb-2021 

 


Parceria institucional