Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Undime Santa Catarina reúne mais de 400 participantes em fórum extraordinário

Todas as notícias Categorias

25/05/2018Undime

Undime Santa Catarina reúne mais de 400 participantes em fórum extraordinário

 

A Undime Santa Catarina promove, desde quarta-feira (23), a 10ª edição do Fórum Extraordinário da seccional. O evento vai até sexta-feira (25), em Florianópolis, e reúne mais de 400 participantes para debater os conteúdos que englobam o tema “Perspectivas e Estratégias para uma Educação Inovadora”.

A ideia, segundo a seccional, é que a partir do tema do fórum, os conteúdos trabalhados sirvam de fundamentos para discussões sobre questões práticas das gestões municipais no desafio diário de inovar a educação, a partir do mapeamento de estratégias que possibilitem o avanço no ensino de forma concreta.

O presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação (DME) de Alto Santo (CE), Alessio Costa Lima, prestigiou o evento e participou da mesa de abertura junto ao anfitrião, vice-presidente da Undime, presidente da Undime SC e dirigente de educação de Joinville (SC), Roque Antônio Mattei; o secretário de Coordenação Técnica da Undime, Maurício Fernandes Pereira, DME de Florianópolis (SC); o presidente da Undime São Paulo, Luiz Miguel Martins Garcia, DME de Sud Mennucci (SP); a secretária de Estado da Educação de SC, Simone Schramm; o conselheiro estadual de Educação, Raimundo Zumblick; e o coordenador estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme) SC, Claudio Luiz Orço.

Na oportunidade, o presidente da Undime falou aos dirigentes e técnicos das secretarias municipais de Educação de Santa Catarina e educadores de todo o país sobre o desafio da oferta de uma educação inovadora num mundo globalizado, ressaltando a necessidade de observação aos princípios estabelecidos na Declaração de Incheon, aprovada no Fórum Mundial de Educação, ocorrido na Coréia do Sul, em 2015, e sua vinculação com as metas relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). "No Brasil o esforço pela construção da BNCC simboliza o desejo de uma educação com mais equidade, ao representar a possibilidade da garantia do Direito de Aprendizagem a toda criança brasileira, independente da região e/ou condição social. Entretanto, a atual fase de sua implementação se constitui o momento mais desafiador, o que exigirá um trabalho mais colaborativo e integrado entre estados e municípios na construção e/ou atualização de seus currículos”, ressalta o prof. Alessio Costa Lima.

O presidente da Undime aproveitou ainda para conclamar a todos os dirigentes municipais de Santa Catarina a conhecerem e a acompanharem as discussões sobre as PEC 15/ 2015 e a PEC 24/ 2017, que tramitam no Congresso, tratando da incorporação do Fundeb ao texto da Constituição, tornando-o permanente. “A inclusão da Educação Infantil no Fundeb em 2007 foi uma das maiores conquistas na área da educação. Devemos estar muito atentos para não permitirmos a retirada da creche do Fundeb sob a desculpa ou proposta da criação de um fundinho a parte para a primeiríssima infância”, disse. Para Alessio, isso representaria de fato a total exclusão da creche da política de financiamento da educação no País. “Convém relembrar que a inclusão da creche ao sistema educacional brasileiro a partir da LDB de 1996, passando da Assistência Social, com uma visão somente do cuidar, para a Educação, numa perspectiva de cuidar e ensinar, foi um marco importante na política da Educação Infantil do Brasil”.

Os conteúdos contemplados ao longo do evento são: Base Nacional Comum Curricular; Educação Infantil; socioemocional; hora-atividade; tecnologia; Educação Inclusiva; Fundeb; entre outros. Além disso, no fórum são realizados plantões de atendimento especializado para esclarecer as dúvidas sobre diferentes áreas como: Plano de Ações Articuladas (PAR), obras, prestação de contas, transporte escolar, PDDE Interativo, Siope, Novo Mais Educação, Mais Alfabetização, Plano de Carreira e Remuneração, Programa Educação Conectada, Planos Municipais de Educação e Conviva Educação, ferramenta gratuita de apoio às gestões municipais. Em paralelo a esses atendimentos e às palestras no auditório principal, as pessoas podem participar de oito workshops.

Fonte: Undime


Parceria institucional