Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Conheça o projeto Turma da Cidadania, uma iniciativa da Controladoria Geral da União

Todas as notícias Categorias

25/04/2022Undime

Conheça o projeto Turma da Cidadania, uma iniciativa da Controladoria Geral da União

Objetivo é incentivar o desenvolvimento da cultura ética e cidadã entre crianças; materiais são gratuitos e podem ser utilizados por professores para trabalhar o tema

 

Professores têm à disposição gratuitamente uma série de materiais para trabalhar em sala de aula o estímulo e desenvolvimento de uma cultura ética e cidadã entre crianças e despertar o senso de cidadania, de união e de responsabilidade na comunidade escolar e familiar. A iniciativa, conhecida como Turma da Cidadania, é da Controladoria-Geral da União (CGU) e busca disseminar valores relacionados à integridade, à democracia, à participação social, a responsabilidade cidadã e interesse pelo bem-estar coletivo e ao combate à corrupção.

Sendo assim, estão à disposição de estudantes e professores 10 revistas em quadrinhos e 8 vídeos animados, que abordam temas como: cidadania, democracia, ética, combate ao bullying, participação social e combate à corrupção. Tanto as revistas quanto os vídeos dispõem de Guia do Professor e Banco de Atividades, com passatempos, dinâmicas de grupo, produção de textos, Tangram, rodas de conversas, dentre outras, a fim de auxiliar os professores na utilização do material e na prática reflexiva dos conceitos apresentados em sala de aula ou em ambiente virtual de aprendizagem.

A iniciativa está voltada para estudantes e professores dos anos finais do ensino fundamental, mas também pode ser trabalhada de acordo com a avaliação do professor quanto à pertinência de aplicação do material para cada turma.

O material didático-pedagógico é gratuito e apresenta situações vivenciadas pelos personagens da Turma, que são amigos do bairro e da escola. Essas situações retratam a realidade cotidiana de muitas crianças e adolescentes brasileiros e destacam a importância do exercício da cidadania desde a infância e do desenvolvimento de uma cultura ética, de inclusão e de valorização de comportamentos íntegros.

Para ter acesso aos materiais, inclusive para livre download, é preciso apenas acessar o link da página da Turma da Cidadania no site da CGU.

De acordo com a CGU, se alguma entidade ou organização (pública ou privada) tiver interesse em imprimir o material com qualidade gráfica profissional, poderá entrar em contato com a CGU em cada estado e firmar um Termo de Compromisso para receber os arquivos em alta resolução, inclusive com a adição da sua logomarca, para impressão e distribuição gratuita do material às unidades educacionais.

Saiba mais sobre a iniciativa aqui.

Fonte: Undime com informações da CGU


Parceria institucional