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24/06/2019Undime

“BNCC na Educação Infantil” traz abordagens práticas para apoiar gestores municipais na revisão dos PPPs e na formação continuada

Para apoiar a implementação da parte da Educação Infantil da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o documento “BNCC na Educação Infantil” visa servir de ferramenta aos gestores municipais encarregados de fazer com que os novos currículos cheguem às escolas e creches de todo país.

Com foco na revisão dos Projetos Político Pedagógicos (PPP’s) e na formação continuada de professores, o documento traz informações, orientações, dicas, sugestões de atividades e oficinas e pode ser considerado um complemento ao Guia de Implementação da Base Nacional Comum Curricular.

Dividido em quatro eixos, o documento apresenta:
1) As especificidades da BNCC para a Educação Infantil;
2) O papel dos municípios na elaboração de currículos alinhados a BNCC;
3) Como apoiar a revisão dos PPPs nas escolas e creches;
4) O que planejar e abordar na formação continuada.

Esse material é uma realização do Movimento pela Base Nacional Comum Curricular*, em parceria com o Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (Ceipe), da Fundação Getúlio Vargas, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal.

O objetivo da iniciativa é contribuir para que os novos currículos cheguem de forma efetiva a creches e pré-escolas garantindo os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, determinados pela BNCC, de todos os bebês e crianças.

Confira aqui outros materiais do Movimento pela Base de apoio para compreender e aplicar os Campos de Experiências da BNCC nos currículos, PPPs e nas práticas de sala de aula: http://bit.ly/BNCCEdInfantil  

A BNCC

A BNCC define seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento para as crianças de 0 a 5 anos e 11 meses. São eles: Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar e Conhecer-se. Além disso, propõe dois eixos estruturantes para a prática pedagógica na Educação Infantil (interações e brincadeiras) e uma organização curricular por Campos de Experiências, com objetivos de aprendizagem e desenvolvimento por faixas etárias.

As partes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da BNCC foram aprovadas em dezembro de 2017, após um amplo período de construção democrática e participativa, que contou com contribuições de educadores, especialistas e toda a sociedade. Normatizada pelo Conselho Nacional de Educação, a BNCC passa a valer nas escolas e creches a partir de 2020. Em 2018, todos os estados firmaram regime de colaboração com os municípios para a construção dos currículos dos territórios alinhados à BNCC. Até o momento, 23 territórios já contam com novos referenciais curriculares alinhados à BNCC. Este ano, o próximo passo da implementação será a formação continuada dos professores.

*O Movimento Pela Base Nacional Comum Curricular apoiou a elaboração do material por meio do GT de Educação Infantil, que é composto pelo Instituto Singularidades, Instituto Avisa Lá, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, FGV-Ceipe e a consultora Beatriz Ferraz.

Fonte: Movimento pela Base Nacional Comum


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