Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > Webinar Escola, família e cuidado da saúde: três pilares para a garantia da inclusão e equidade educacional

Todas as notícias Categorias

22/04/2020Undime

Webinar Escola, família e cuidado da saúde: três pilares para a garantia da inclusão e equidade educacional

Reflexões no contexto atual de pandemia e a dez anos de 2030

O ano de 2020 marca o quinto aniversário desde que os Estados-membros da ONU - entre eles, os da América Latina - comprometeram-se com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e, em particular, com seu Objetivo 4 (“educação inclusiva, equitativa e de qualidade para todas as pessoas”). Ao mesmo tempo, a data lembra que faltam apenas dez anos para poder atingir as metas nela estabelecidas.

Diante do contexto, o Instituto Internacional de Planejamento Educacional da UNESCO, Escritório para a América Latina, realizará um evento online, aberto ao público, nesta terça-feira, 28 de abril, às 11h (horário de Brasília).  Rebeca Otero Gomes (Coordenadora do Setor de Educação da UNESCO) e Mariana Braga (Oficial de Programas de Educação para a Saúde da UNESCO), convidam a refletir sobre a centralidade que a equidade e a inclusão educacional adquirem no atual contexto de pandemia da COVID-19 para o cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4. O debate será moderado pela Subcoordenadora de Formação do IIPE UNESCO, Mariana Clucellas.

O objetivo do evento é discutir a relação entre escola, família e cuidado da saúde para reduzir os efeitos que a pandemia certamente terá sobre a equidade e a inclusão na educação. Será abordado também o papel fundamental do planejamento educacional na mitigação desses potenciais efeitos negativos, assim como a função da UNESCO e, mais especificamente, do Escritório para a América Latina do Instituto Internacional de Planejamento Educacional (IIPE), como guardiões do cumprimento das metas de 2030.

Assim, é pertinente e oportuno refletir sobre a importância do planejamento educacional em sua contribuição para a melhoria da educação de todas as pessoas, inclusive em contextos de crise como o que estamos enfrentando atualmente. Esta é também uma oportunidade para que os participantes conheçam mais sobre o apoio que o IIPE UNESCO oferece regularmente aos países da região no desenvolvimento de suas capacidades técnicas. Após o diálogo, uma sessão de perguntas e respostas com a nossa equipe permitirá que os interessados em participar dos programas de formação do IIPE façam suas consultas e saibam mais sobre nossa oferta.

Inscrições

Fonte/ Foto: IIPE UNESCO (com adaptações)

https://bit.ly/3eHjuFg 


Parceria institucional