Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > Undime RN discute regime de colaboração e os desafios para a educação

Todas as notícias Categorias

21/02/2018Undime

Undime RN discute regime de colaboração e os desafios para a educação

Gestores, técnicos em educação e prefeitos de todo o estado do Rio Grande do Norte vão participar nos dias 8 e 9 de março do Seminário Estadual da Undime RN. O encontro será realizado em Natal, no Centro Municipal de Referência em Educação (Cemure), e terá como tema "O Regime de Colaboração e os Desafios para a Gestão Educacional".

A seccional acredita que o debate é oportuno porque União, estados e municípios precisam dialogar, construir projetos, programas e planos de educação de forma horizontal, onde todos possam colaborar na construção da educação pública de qualidade que tanto se anseia.

Segundo a presidente da Undime RN e Dirigente Municipal de Educação de Ipanguaçu (RN), Jeane Dantas, é necessário que todos compreendam e cumpram as competências dos entes federados e o regime de colaboração entre sistemas de ensino. “Temos hoje muitos gestores novos nas prefeituras, prefeitos e secretários que precisam se integrar e construir um pacto pela educação. Mas não são apenas eles, a união e os estados brasileiros precisam construir projetos e planos que venham ao encontro da realidade. A elaboração de ações de forma vertical, se torna ineficaz. Educação precisa ser discutida e construída abertamente pelas bases”, enfatiza.

O encontro pretende reunir profissionais que coordenam programas e projetos junto ao Ministério da Educação (MEC), além de outros parceiros. Entre os assuntos em pauta, estarão também: a apresentação da documentação para autorização e funcionamento das escolas municipais; orientação para criação do Sistema Municipal de Educação; novo Sistema de Prestação de Contas do FNDE; os programas Educação Conectada e Mais Alfabetização; Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos servidores da educação; construção do currículo a partir das competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Rede de Acompanhamento dos Planos de Educação no RN.

Jeane Dantas ressalta ainda a importância de todos os gestores participarem: “é um momento importante onde iremos falar abertamente sobre a colaboração entre os governos, porque quando um município ganha, a educação brasileira se fortalece. E é importante que cada secretário mobilize seus prefeitos e prefeitas para estarem juntos conosco no segundo dia”, enfatiza a secretária, que estima reunir mais de 300 pessoas.

Clique aqui para conferir a programação do seminário.

As inscrições para os municípios participarem do Seminário Estadual da Undime RN já estão abertas e poderão ser realizadas até o dia 28 de fevereiro, por meio do portal https://rn.undime.org.br/ . Cada município poderá fazer até duas inscrições: a do(a) secretário(a) e de um técnico em educação.

O valor da inscrição por pessoa é de R$ 100,00 para os municípios adimplentes com a seccional. No caso dos inadimplentes, o valor é de R$ 150,00.

Para fazer a inscrição é necessário acessar este link e seguir as instruções abaixo:

1. Você será direcionado para o ambiente do(a) secretário(a). Digite seu login e senha. Caso não disponha dos mesmos, solicite-os pelo e-mail: undime.rn@gmail.com;

2. Ao fazer o login, você estará na sua página como gestor. Depois clique na aba superior em “Eventos”;

3. Clique em “Ver detalhes”, em seguida “Nova inscrição”;

4. Preencha o formulário e, após preenchido, confirme a sua inscrição;

5. Agora gere o boleto, clicando em “Pagar inscrição”;

6. Preencha os dados finais e emita seu boleto bancário clicando em “Finalizar pagamento”. Em seguida, você será direcionado a outra página onde poderá fazer “Download do boleto bancário". Pronto, o boleto estará disponível para ser pago em qualquer agência bancária!

7. Esse mesmo procedimento deverá ser feito para uma nova inscrição.

Seminário da Undime RN
Data: 8 e 9 de março de 2018
Local: Centro Municipal de Referência em Educação (Cemure), Natal/ RN
Link para realizar a inscrição: https://app.associatec.com.br/areaassociados/undimern  
Informações: (84) 3232-1347

Fonte: Undime RN com adaptações


Parceria institucional