Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Destaque > Cemaden lança 7ª edição da Campanha #AprenderParaPrevenir2023

Todas as notícias Categorias

20/07/2023Undime

Cemaden lança 7ª edição da Campanha #AprenderParaPrevenir2023

Evento contou com a presença de vários ministérios e instituições parceiras da iniciativa


Luara Baggi (ASCOM/MCTI)

 

Promovida pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI) – por meio do Programa Cemaden Educação, a 7ª edição da Campanha #AprenderParaPrevenir2023 foi lançada nesta quarta-feira, dia 19 de julho, no auditório do MCTI, em Brasília.

A cerimônia, que contou com a presença da ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Barbosa e com representantes dos ministérios do Meio Ambiente e Educação, iniciou com a apresentação do vídeo com tema da Campanha AprenderParaPrevenir deste ano. Na ocasião, também aconteceu o lançamento do novo site do Programa Cemaden Educação e do livro “Educação em clima de riscos de desastres”, idealizado por pesquisadores do Cemaden Educação e do Projeto Ciência na Escola.

No encerramento, foi apresentado o vídeo do Cemaden Educação com orientações sobre as inscrições na Campanha AprenderParaPrevenir 2023, com a temática “Clima de desastres: tempo de agir!”. Clique aqui para assistir.

As inscrições para a Campanha #AprenderParaPrevenir poderão ser realizadas a partir do dia 1º de agosto até o dia 31 de outubro.

O objetivo da Campanha é mobilizar instituições e coletivos para criarem espaços de diálogos na construção de conhecimentos e intervenções de Educação em Redução de Riscos e Desastres que contribuam na criação de uma cultura de redução de riscos de desastres em tempos de mudanças climáticas.

Podem participar escolas públicas, privadas, comunitárias; instituições de Ensino Superior, Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, Faculdades e Centros de Educação Tecnológica e Universidades Comunitárias; Defesas Civis; Coletivos e Movimentos Sociais; e outros como Unidade Básica de Saúde (UBS), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Cruz Vermelha, Vigilância Epidemiológica e outras instituições/coletivos interessados que atuem na temática da campanha podem se inscrever.

Confira aqui mais informações

#AprenderParaPrevenir
 
A Campanha foi criada para abordar a questão climática desafiadora e emergencial com foco na prevenção dos riscos de desastres socioambientais. Desde sua implementação, há um histórico de 550 ações de mobilização, realizadas por mais de 360 instituições, em 21 Unidades da Federação. A campanha já premiou 132 escolas, defesas  civis, universidades e outros coletivos.

Para fazer a inscrição ou saber mais sobre a 7ª edição da Campanha #AprenderParaPrevenir acesse: https://educacao.cemaden.gov.br/

Fonte: Undime, com informações da Cemaden


Parceria institucional