Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Preenchimento da Situação do Aluno é online e vai até sexta-feira (20)

Todas as notícias Categorias

19/03/2020Undime

Preenchimento da Situação do Aluno é online e vai até sexta-feira (20)

As informações sobre a Situação do Aluno, segunda etapa do Censo Escolar 2019, devem ser prestadas até sexta-feira (20). A data faz parte do cronograma de atividades detalhado em portaria de março do ano passado. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ressalta que os dados são fornecidos, exclusivamente, por meio do Educacenso, sistema informatizado para coleta de dados, acessível para usuários cadastrados.

Os responsáveis pelo preenchimento do censo de cada unidade escolar devem informar o rendimento (aprovado e reprovado) e o movimento (transferido, falecido e “deixou de frequentar”), ao final do ano letivo. Os dados se referem aos alunos declarados na Matrícula Inicial do Censo Escolar 2019.

O Inep disponibiliza uma série de materiais com orientações sobre os principais conceitos utilizados para responder à pesquisa, que se encontram nos links ao final deste texto.

Mapa da Coleta – É possível acompanhar a Situação do Aluno do Censo Escolar 2019. A ferramenta apresenta a quantidade de escolas e matrículas por estado, município e dependência administrativa. O Mapa da Coleta é atualizado diariamente e apresenta três painéis de informações.

  • Mapa das escolas: apresenta o número de escolas que realizaram o encerramento do Censo Escolar no Sistema Educacenso (escolas fechadas) e o total de escolas que realizaram o encerramento do ano escolar e reabriram o sistema para retificação das informações declaradas (escolas retificando).
  • Matrículas: apresenta o total e o percentual de matrículas com informação de rendimento ou movimento declarado por dependência administrativa, de acordo com o formato de declaração (migração e on-line).
  • Escolas: apresenta o número e o percentual de escolas que realizaram “admissão após” no Sistema Educacenso e de escolas que ainda não iniciaram o preenchimento da Situação do Aluno no Censo Escolar 2019.

Censo Escolar – Principal instrumento de coleta de informações da educação básica e o mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro na área, o Censo Escolar da Educação Básica é coordenado pelo Inep e realizado em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. A pesquisa abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica e profissional, e é indispensável para o acompanhamento da efetividade das políticas públicas.

Conheça a Cartilha da Situação do Aluno

Vídeos tutoriais sobre o preenchimento do Censo Escolar

Consulte as Perguntas Frequentes sobre o Censo

Acesse o Mapa da Coleta

Fonte/ Foto: Inep 

https://bit.ly/2WqzUuV 


Parceria institucional