Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Undime na mídia > Conheça os vencedores do Desafio Inova Escola

Todas as notícias Categorias

18/11/2019Undime

Conheça os vencedores do Desafio Inova Escola

Cinco projetos foram escolhidos como Destaques Nacionais, e outros cinco foram reconhecidos por votação popular. Saiba mais sobre os planos de inovação de cada grupo premiado!

O Desafio Inova Escola, iniciativa que faz parte do ProFuturo, programa de educação global da Fundação Telefônica Vivo e da Fundação ”la Caixa”, chega ao fim com a escolha de cinco projetos de inovação educativa como Destaques Nacionais.

O anúncio foi feito pelo apresentador Marcelo Tas durante a 4ª edição do Fórum Inovação Educativa, promovido pela Fundação em parceria com o jornal Folha de S.Paulo. Durante o evento também foram anunciados os cinco projetos reconhecidos por votação popular, realizada pelo site do Desafio Inova Escola e que contou com um total de 141.331 votos.

A Undime participou das atividades da Comissão Avaliadora final na figura da Dirigente Municipal de Educação de Casa Branca (SP), Ivanilde Moreira. Na cerimônia de anúncio dos vencedores, a Undime foi representada pelo Dirigente de Educação de Porto Feliz (SP), Celso Iversen.

Para Mila Gonçalves, gerente de Programas Sociais da Fundação Telefônica Vivo, o “maior ganho para os educadores foi a apropriação das ferramentas de inovação e planejamento pelos grupos. Foi incrível ver as escolas experimentando e aplicando de fato as metodologias. Colaborar para essa mudança de mindset é o maior legado do Desafio”.

Americo Mattar, diretor-Presidente da Fundação Telefônica Vivo, ressaltou a importância dos educadores para a transformação da educação. “Os protagonistas hoje são vocês, educadores. Nossa missão como Fundação é de criar espaços para a inovação. O Desafio foi construído de forma colaborativa, com gestores, famílias e alunos e nos mostrou que é assim que as ideias são construídas, que não existem soluções simples para problemas complexos”, finalizou.

Os vencedores foram selecionados entre os 25 Destaques Regionais, definidos pela comissão avaliadora em etapa anterior. Ao todo, 335 grupos finalizaram a Trilha Formativa, que funcionou como uma formação continuada online e gratuita, possibilitando a construção coletiva dos planos de inovação.

O prêmio conta com a parceria da Representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e do Movimento de Inovação na Educação. A coordenação técnica é feita pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

Com cinco etapas, a trilha girava em torno de identificar um problema da escola; realizar pesquisas e ouvir a comunidade a respeito da questão; criar ideias viáveis em busca de soluções; realizar protótipos e, por fim, registrar o planejamento da solução desenhada.

Durante toda a jornada percorrida no Desafio Inova Escola foi reforçado o empoderamento dos educadores de escolas públicas e particulares de todo o Brasil por meio do estímulo à troca de experiências e conhecimento entre os participantes.

Confira quais são os Destaques Nacionais do Desafio Inova Escola, escolhidos pela comissão avaliadora e que receberão, entre os prêmios, assessoria técnica e apoio financeiro de R$ 10 mil para a implementação dos planos de inovação em 2020:

Entre os dias 8 e 11 de novembro, o público foi convidado a eleger cinco projetos por júri popular. Confira quais são os vencedores de cada região:

Conheça os projetos vencedores!

Destaques Nacionais


Bastião atômico (Nordeste)

Cidade: Jaboatão dos Guararapes – Pernambuco

Escola: Escola Municipal de Tempo Integral São Sebastião

Plano de Inovação: A necessidade de a comunidade acessar a água na escola e utilizá-la de maneira consciente instiga esta equipe a construir uma cultura de sustentabilidade. Estão previstas oficinas de robótica, o uso de práticas de tecnologias alternativas e parcerias com colaboradores locais, startups, escolas e universidades.

Educadores: Alexsandro Alberto da Silva, Ailton de Souza Lima Brito, Ana Paula Grijp Xavier, Cláudio Nunes da Costa, Edmar Roberto Sobreira Almeida, Jackson Atos Ferreira de Souza, Luís André Jacinto, Vilma Amaral de Souza

*****

Inova IEMA (Nordeste)

Cidade: São Luís – Maranhão

Escola: IEMA – Instituto Estadual de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão Unidade Plena Itaqui Bacanga

Plano de Inovação: A necessidade de interdisciplinaridade entre a Base Técnica e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), alinhada à preocupação com o ensino-aprendizagem em sala de aula, é o desafio destacado pela equipe. A solução passa por reunir professores de ambas as modalidades para planejamentos interdisciplinares ao longo do ano.

Educadores: Francilma Ronetia Barbosa Marinho Everton, Anna Célia Corrêa Mendes, Flavia Regina da Silva Correa.

*****

Itavivo (Nordeste)

Cidade: Vitória de Santo Antão – Pernambuco

Escola: Escola Municipal Constâncio Maranhão

Plano de Inovação: A proposta da equipe é integrar a escola com o parque natural onde está localizada. O desafio é criar novos espaços-vivências de aprendizagens para os alunos, que favoreçam a troca de experiências entre a escola e a comunidade. Prevê-se a inclusão da educação ambiental no projeto didático, além da criação de um espaço maker, de uma estufa e de um ambiente de lazer.

Educadores: Ewerlline Karen Brito de Oliveira Martiniano, Martamiria Delmiro dos Santos Ferreira

*****

IFF9! (Sudeste)

Cidade: Itaperuna – Rio de Janeiro

Escola: IFF – Instituto Federal Fluminense Campus Itaperuna

Plano de Inovação: Diante das dificuldades de aprendizagem dos alunos e de casos de retenção, a equipe planeja ações de acolhimento e promoção da autonomia para melhor gestão do tempo, conciliando liberdade e responsabilidade. Também prevê a instituição de empresas júniores e o desenvolvimento de jogos digitais educativos, baseados em obras literárias de domínio público.

Educadores: João Felipe Barbosa Borges, Camila Ramos de Oliveira Nunes, Carine Lavrador de Farias, Cláudia Aleixo Alves, Fabiana Castro Carvalho de Barros, Joselia Rita da Silva, Michelle Maria Freitas Neto, Orlando Pereira Afonso Junior.

*****

Guerreiros do campo (Norte)

Cidade: Nova Esperança do Piriá –Pará

Escola: EMEF Joana Darc

Plano de Inovação: Ao averiguar o alto índice de faltas, evasão e repetência, a equipe decide criar estratégias para adequar o cotidiano do aluno ao ambiente da escola. A proposta é promover oficinas e um calendário escolar mais flexível à realidade do local para melhor acolher os estudantes e suas famílias.

Educadores: Erica Correa de Sousa, Aglaís Oliveira Assunção, Cirley da Silva Ferreira, Francisco Antonio dos Santos Rodrigues, Márcio Jesus Morais da Silva, Maria Marcilene Alves da Silva, Maria Rosidalva Alves Barros

Voto Popular

Juntos somos mais fortes (Sudeste)

Cidade: Guarapari – Espirito Santo

Escola: EMEF Cândida Soares Machado

Plano de Inovação: Com base em um diagnóstico realizado na escola, a equipe se propõe a desenvolver metodologias alternativas para aumentar a autoestima dos alunos, colocando em evidência seus potenciais criativos. O plano prevê a criação de um programa de monitoria nas salas de aula, envolvendo todas as disciplinas.

Educadores: Fernanda da Silva Geraldo, Cynthia da Rosa Queiroz Gonçalves, Daiane Vieira de Rezende Pinhal.

*****

Equipe Santa Terezinha (Nordeste)

Cidade: Coruripe – Alagoas

Escola: Escola Municipal Santa Terezinha

Plano de Inovação: Ao perceber que o acesso à internet e à tecnologia é uma realidade distante dos estudantes, a equipe propõe ações para a inclusão digital na escola. As atividades passam pela conscientização e pelo apoio dos familiares e responsáveis, assim como pelo incentivo às práticas aplicadas em sala de aula com a utilização das tecnologias digitais.

Educadores: Sheillane Regina dos Santos, Adja Roberta da Silva Santos, Benielle Amorim da Silva, Flávia Silva Rocha, Jéssica Siqueira dos Santos, Luana Costa Cerqueira, Poliana da Silva Santos Ferreira, Vilma Fernandes Marques

*****

Nenhum a menos! (Norte)

Cidade: Parintins – Amazonas

Escola: Escola Estadual Ministro Waldemar Pedrosa

Plano de Inovação: Com o propósito de criar um ambiente mais inclusivo aos estudantes, principalmente às pessoas com deficiência, a equipe deseja construir um espaço de conhecimento e integração. Propõe a instalação da sala de recurso com mobiliário adaptado: cadeiras com ajustes e ferramentas escolares adaptadas.

Educadores: Mary Sônia Dutra de Alencar Carmem Helena Batista Azevedo, Claudia Alessandra Batista Alfaia, Erica de Freitas Ferreira Souza, Evanilda Leocadio Simas, Luciane da Silva Mendes, Rejeane Maria Ramos Mourao, Vilma Vasconcelos Costa.

*****

Urbano (Sul)

Cidade: Guaramirim – Santa Catarina

Escola: EMEFE Pe Urbano Teixeira da Fonseca

Plano de Inovação: Pensando no desperdício de materiais e na falta de conscientização da comunidade escolar, a equipe propõe ações que visam desenvolver a autonomia e a conscientização durante as refeições, além de enfatizar assuntos como a separação, reutilização e reciclagem dos resíduos.

Educadores: Rúbia Schmitt, Claudia Mara Lemke Heinzen, Flavia Regina Lemke Truppel, Janaina da Silva Corrêa, Marcia Sadzinski Maida, Marizete Machado, Roselia Alves Lisboa Madalena Gonzaga, Simoni da Silva.

*****

Arteduca (Centro-Oeste)

Cidade: Sinop – Mato Grosso

Escola: EE Professora Zeni Vieira

Plano de Inovação: A baixa frequência de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental é o desafio a ser encarado pela equipe. A proposta é aumentar o engajamento e a presença dos estudantes na escola com a realização de mudanças na configuração do espaço escolar e nas práticas pedagógicas, além de ações inovadoras e artísticas.

Educadores: Jacinaila Louriana Ferreira, Claudia Michelle Weirich Caetano, Elaine C. S. de M. da Silva, Juliana Ap. do C. Ananias da S. Fernandes, Ketheley Leite Freire

Fonte/ Fotos: Fundação Telefonica Vivo

https://bit.ly/35fegel 


Parceria institucional