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16/05/2019Undime

Seminário propõe reflexões sobre as múltiplas vivências das crianças com a natureza

Evento será no Rio de Janeiro e é gratuito. As vagas são limitadas!

Os diferentes cenários urbanos são determinantes para as variadas formas de interação com o ambiente natural, definidas, entre outros fatores, pela qualidade e biodiversidade da natureza e, também, pela desigualdade social. Por isso, quando se pensa na relação entre criança e meio ambiente, é preciso considerar que não se trata de uma única natureza de relação, mas das múltiplas formas como essa relação acontece. Para ampliar o diálogo sobre esse cenário, o programa Criança e Natureza, do Instituto Alana, em parceria com o Sesc realizam o “Seminário Infâncias e Naturezas, um olhar para a diversidade social e ambiental”, dias 10 e 11 de junho, no Departamento Nacional do Sesc, no Rio de Janeiro. O encontro reunirá especialistas e educadores de todo o Brasil para instigar diálogos sobre a necessidade de maior interação das crianças com a natureza.

Atualmente, é possível notar, em diversas cidades brasileiras, entre elas, o Rio de Janeiro, muitas desigualdades no acesso à natureza: enquanto diversos bairros são carentes de vegetação; outros reúnem condomínios com ampla área verde, porém, bastante controladas com fins estéticos e decorativos; terrenos baldios com solo degradado e abandonado ou, ainda, áreas com natureza abundante e rica, mas que abrangem ambientes protegidos, como florestas. A observação sobre essas distinções inspirou o tema do Seminário deste ano, que busca dialogar sobre a qualidade da interação da criança com o ambiente natural, e sobre refazer os elos de proximidade das crianças com o meio ambiente, tanto em convívio quanto em brincadeiras, práticas que se perderam ao longo dos anos.

“As crianças, nos seus distintos modos de viver, acessam a natureza da forma como lhe é possível e permitido. Não importa se elas moram no morro, em condomínios, perto do mar, ou nas periferias. O que elas têm em comum é um estilo de vida mais sedentário e confinado, distante do contato com áreas verdes. Por isso, queremos propor reflexões sobre a diversidade de vivências das crianças com as naturezas presentes nas cidades, e trazer inspiração e fomento a rede de profissionais e cidadãos comuns que, assim como nós, batalham por uma infância rica em natureza. Convidamos todas e todos a participarem dessa jornada para constituirmos uma rede que valoriza as múltiplas infâncias e as múltiplas naturezas que compõem um dos nossos maiores patrimônios, a diversidade”, destaca Laís Fleury, coordenadora do programa Criança e Natureza.

“A natureza traz benefícios cognitivos, sociais, físicos e psicológicos para as crianças, influenciando diretamente no seu desenvolvimento. O Sesc, por estar alinhado com as diretrizes dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e presente em todos os estados brasileiros, conhece a diversidade de infâncias e naturezas. Com o Seminário ‘Criança e Natureza’ pretende instigar a reflexão e a troca de experiências sobre a importância de repensar as cidades e suas áreas naturais, de modo a transformá-las em territórios educativos que proporcionem o encontro das crianças com a natureza e a reinserção da infância e do brincar na vida urbana.”, enfatiza Mara Cristina Soares Alves, analista de educação do departamento Nacional do Sesc.

Na pauta no seminário estão temas como: “Infâncias”; “Segurança no espaço público”; “A importância da experiência” e “A Conexão da Natureza no Cuidado com Nós Mesmos e no Cuidado com a Terra”. As conversas serão conduzidas por Cláudio Maretti, especialista em áreas protegidas, apoio ao desenvolvimento sustentável; Evelyn Eisentein, médica pediatra, professora de pediatria; Ilana Katz, psicanalista de orientação lacaniana; Marie Ange Bordas, artista, autora e mediadora cultural; Murilo Cavalcanti, administrador de empresa e Secretário de Segurança Urbana da Cidade do Recife; Renato Noguera, doutor em Filosofia; Roque Antonio Juaquim, observador da Cultura da Infa?ncia (Brinquedos e Brincadeiras tradicionais da infa?ncia brasileira); Sérgio Godinho, diretor da Escola da Serra e Tainá de Paula, arquiteta e urbanista, especialista em patrimônio cultural.

Durante os dois dias de programação haverá diversas oficinas para os participantes, como pipas, construção de bichinhos em madeira, produção de tintas à base de terra e pintura, confecção de comedouros artesanais para observação de aves, entre outras. Pela primeira vez, o seminário abrirá espaço para apresentação de trabalhos, pesquisas e experiências. Será feita uma exposição de painéis com os projetos selecionados, para valorizar a relação entre a criança e a natureza e analisando a fundo a realidade do Brasil, a fim de enfrentar a complexidade de situações vividas hoje nas infâncias brasileiras.

Seminário “Infância e Natureza, um olhar para a diversidade social e ambiental”
Data: 10 e 11 de junho de 2019
Horário: 9h às 17h
Local: Teatro Sesc Senac - Avenida Ayrton Senna, 5555 - Gardênia Azul, Rio de Janeiro/RJ
Programação: https://criancaenatureza.org.br/programacao-iv-seminario-crianca-e-natureza/ 
Inscrições: http://wnetautomacao.com.br/seminariocriancaenatureza/ 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Alana


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