Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Articulação entre diferentes atores gera transformação na educação de Manaus

Todas as notícias Categorias

14/11/2019Undime

Articulação entre diferentes atores gera transformação na educação de Manaus

Fomentar a qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem. É o que estabelece a meta 7 do Plano Nacional de Educação (Lei 13.005/2014). A partir disso, a Undime em parceria com o Instituto Alana e com a Ashoka promoveu no 17º Fórum Nacional, realizado em agosto de 2019, a oficina sobre desafios e possibilidades para a qualidade da educação básica no Brasil: novos arranjos no território.

A oficina foi registrada e deu origem ao vídeo com a participação de Raquel Franzim e Flávio Bassi, co-coordenadores do programa Escolas Transformadoras, representantes da Secretaria de Educação de Manaus, das escolas CMEI Hermann Gmeiner e EM Prof. Waldir Garcia e da Undime.

A ideia da oficina foi mostrar como a rede criada na capital do Amazonas, formada pela secretaria de educação, pelas escolas, jovens e pelos familiares, foi capaz de gerar transformações positivas na educação.

Assista e inspire-se!

A atividade aconteceu a partir do programa Escolas Transformadoras, uma iniciativa da Ashoka, a primeira e maior comunidade de empreendedores sociais do mundo. Dirigentes Municipais de Educação, técnicos das secretarias e convidados participaram da oficina. O debate foi conduzido no sentido de compartilhar experiências e mostrar como é possível gerar transformações dando oportunidade e voz aos jovens, às equipes das secretaria de educação escolas, família e sociedade civil.

Sobre o Escolas Transformadoras

O programa é fruto da crença de que todos podem ser transformadores da sociedade e enxerga a escola como espaço privilegiado para proporcionar experiências capazes de formar pessoas com senso de responsabilidade pelo mundo. Crianças e jovens aptos a assumir papel ativo diante das mudanças necessárias, em diferentes realidades sociais e amparados por valores e ferramentas como a empatia, o trabalho em equipe, a criatividade e o protagonismo.

O programa teve início nos Estados Unidos, em 2009, e, de lá para cá, espalhou-se por 35 países. Hoje, conta com uma rede formada por mais de 270 escolas, sendo 21 brasileiras. No Brasil, a iniciativa foi lançada em setembro de 2015, em correalização com o Instituto Alana.

Sobre o 17º Fórum da Undime

O evento aconteceu em Mata de São João (BA), de 13 a 16 de agosto de 2019 e reuniu 1.500 Dirigentes Municipais de Educação, técnicos das secretarias e convidados. O tema que norteou as discussões foi "Qualidade da Educação: financiamento, gestão e aprendizagem". Para saber mais clique aqui.

Fonte/Foto: Undime


Parceria institucional