Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Ensino fundamental tem 80% dos professores graduados, com licenciatura

Todas as notícias Categorias

14/02/2020Undime

Ensino fundamental tem 80% dos professores graduados, com licenciatura

O país tem 1,4 milhão de docentes em atividade nas salas do ensino fundamental, de acordo com o Censo Escolar 2019, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A pesquisa aponta que 83,2% dos docentes do ensino fundamental (1º ao 9º ano) têm nível superior completo, com licenciatura (formação específica para lecionar), um percentual que vêm crescendo nos últimos anos.

Anos iniciais - Quando se observam os anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano), onde se concentram 751.994 docentes, 80,1% são graduados com licenciatura (602.375). Outros 4,1% concluíram o ensino superior (bacharelado) e 10,6% têm o magistério em nível médio. O censo ainda identificou 5,2% de professores dos anos iniciais, com nível médio ou inferior.

Anos finais – O total de professores atuando em turmas de 6º ao 9º ano alcançou 755.986 docentes. A formação dos educadores para esta fase do ensino tem melhorado, de acordo com o censo. Em 2019, o percentual de professores com licenciatura aumentou 6 pontos percentuais, na comparação com o ano de 2015 e 2,3 p.p. em relação ao Censo Escolar 2018. A pesquisa mais recente revela que 9 a cada 10 professores (690.419) que trabalham com os anos finais do fundamental possuem nível superior completo: 86,6% (654.419) têm licenciatura e 4,8% (36.082) possuem bacharelado).

Indicador - A equipe da Diretoria de Estatísticas Educacionais, com base nos dados do Censo Escolar, calcula o Indicador de Adequação da Formação Docente (AFD), que afere a proporção de professores que atuam nas áreas de sua graduação. O indicador é o resultado da relação entre a formação inicial dos docentes de uma escola e as disciplinas que eles lecionam. Os dados podem ser consultados na área de indicadores do portal do Inep, e são apresentados desagregados por unidade da Federação, município e escolas. O AFD permite acompanhar a evolução da Meta 15 do Plano Nacional de Educação que prevê que todos os professores da educação básica tenham formação específica para a área de conhecimento em que atuam até 2024.

Resultados – Os dados do Censo Escolar 2019 estão disponíveis no portal do Inep, em diferentes formatos. As notas estatísticas resumem os principais resultados, enquanto as sinopses estatísticas, por meio de tabelas, trazem dados desagregados por estado e município. Já o resumo técnico é um documento de referência geral e consulta rápida, que permite análises mais detalhadas. Também estão atualizados oito indicadores educacionais.

Censo Escolar – É uma pesquisa estatística que tem por objetivo oferecer um amplo diagnóstico sobre a educação básica brasileira. Coordenado pelo Inep, o Censo Escolar é realizado em regime de colaboração entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios. A pesquisa é declaratória, de abrangência nacional e coleta informações de todas as escolas públicas e privadas, suas respectivas turmas, seus gestores, profissionais escolares e alunos de todas as etapas e modalidades de ensino: ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos e educação profissional.

Acesse outras informações do Censo Escolar 2019

Fonte: Inep

https://bit.ly/2SQJu78 


Parceria institucional