Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Weintraub divulga compras de prefeituras como ações do governo Bolsonaro

Todas as notícias Categorias

06/03/2020Undime

Weintraub divulga compras de prefeituras como ações do governo Bolsonaro

Ministro afirma que compra pública é ação do governo federal, mas pagamento é feito pelas redes locais

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, divulgou compras de artigos escolares realizadas por prefeituras e governos estaduais como ações do governo Jair Bolsonaro.

Na quarta-feira (4), Weintraub compartilhou nas redes sociais mensagem indicando que a prefeitura de Fortaleza havia colado adesivos com a marca do município em kits escolares supostamente comprados pelo governo federal, o que não é verdade.

"Será possível que o prefeito de Fortaleza faria isso? É verdade que ele é do partido do Ciro [Gomes], PDT?", escreveu Weintraub. Na publicação no Twitter, o presidente Bolsonaro também comentou: "Inacreditável".

O prefeito Roberto Cláudio é do mesmo partido de Ciro, candidato à Presidência na última eleição e crítico de Bolsonaro.

Os kits escolares, entretanto, não foram adquiridos pelo MEC. A prefeitura de Fortaleza investiu R$ 12,7 milhões na aquisição dos materiais, como cadernos e canetas, segundo extratos obtidos pela reportagem.

Em nota, a Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza afirmou que o pagamento foi efetuado exclusivamente com recursos do Tesouro Municipal.

Os kits, assim como outros artigos, são comprados pelas redes de ensino por meio de uma ata de registro de preços organizada pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento à Educação), órgão ligado ao MEC.

Será possível que o prefeito de Fortaleza faria isso? É verdade que ele é do partido do Ciro, PDT— Abraham Weintraub.

A ata é uma forma de escalar compras públicas e permite que governos locais participem de um mesmo processo licitatório. O procedimento é comum na relação do MEC com prefeituras e governos.

Porém, desde o início da semana, Weintraub e o MEC têm divulgado em suas redes sociais que os kits são realizações do governo Bolsonaro, além de pressionar prefeituras a aderirem a ata.

Confira a íntegra no linkhttps://bit.ly/2U1TMS9 

Fonte: Folha de São Paulo/ Foto: Pedro Ladeira, Folhapress

https://bit.ly/2QacTZj 


Parceria institucional