Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Prorrogado prazo para responder à pesquisa da Undime sobre o planejamento das redes municipais de ensino quanto aos calendários letivos de 2020 e 2021

Todas as notícias Categorias

12/02/2021Undime

Prorrogado prazo para responder à pesquisa da Undime sobre o planejamento das redes municipais de ensino quanto aos calendários letivos de 2020 e 2021

Questionário ficará disponível até 19 de fevereiro

 

A Undime, enquanto instituição que há 34 anos que representa as secretarias municipais de educação de todo país e que juntas são responsáveis pela gestão de mais de 23 milhões de matrículas na educação básica pública, desde o início da pandemia da covid-19 tem realizado pesquisas para entender o cenário da educação pública nos municípios e as principais dificuldades para criar estratégias, discutir e pautar o tema como forma de apoiar a gestão educacional.

Com o objetivo de compreender como está sendo pensado o planejamento das redes municipais de ensino quanto aos calendários letivos de 2020 e 2021, a Undime realiza pesquisa com os dirigentes municipais de educação e prorrogou o prazo para respostas até o dia 19 de fevereiro.

O questionário com as perguntas foi enviado às seccionais da Undime em cada estado. A pesquisa é online e deve ser respondida pelo dirigente de educação, o adjunto ou representante da Secretaria Municipal de Educação.

A expectativa da Undime é alcançar o maior número de respostas para, a partir da consolidação, subsidiar a discussão e a implementação de programas e políticas públicas. "Sabemos que em 2021 e nos anos seguintes, a educação básica pública, enfrentará muitos desafios adicionais com a retomada das aulas presenciais, devido as mudanças impostas pelo enfrentamento à pandemia da covid-19. Os municípios necessitarão de várias ações, como: implementação de protocolos sanitários e de segurança; elaboração e aplicação de protocolos pedagógicos; investimentos em infraestrutura; capacitação dos profissionais da educação com atividades pedagógicas locais e em regime de colaboração", pondera o presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci (SP), Luiz Miguel Garcia.

Garcia explica ainda que caberá a cada dirigente, sua equipe e aos municípios parceiros em regime de colaboração, planejar e executar tais ações, a fim de garantir o retorno às aulas a todos os estudantes de sua rede municipal de ensino, com garantia de permanência e salvaguardando os direitos de aprendizagem.

Clique aqui para acessar os contatos das seccionais da Undime em cada estado.

 

Fonte: Undime


Parceria institucional