11/08/2025Undime
Professores, diretores e secretários municipais de educação devem fazer novo cadastro ou atualizar suas informações no Sistema Saeb e o questionário da família dos estudantes será aplicado pela primeira vez
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) inovou o formato do preenchimento dos questionários eletrônicos do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). A partir deste ano, professores, diretores e secretários municipais de educação precisam acessar o Sistema SAEB e realizar novo cadastro ou atualizar suas informações para poder responder tanto às aplicações censitárias quanto às amostrais.
A realização de novo cadastro ou atualização das informações já está disponível e vai até 20 de outubro por meio do endereço: http://saeb.inep.gov.br/saeb/. A aplicação dos questionários eletrônicos está prevista para ocorrer entre setembro e novembro de 2025.
Até 2023, o diagnóstico da educação básica era realizado por meio do envio de links por e-mail aos secretários municipais de educação, diretores escolares e docentes da educação infantil e dos ensinos fundamental e médio.
As novidades no SAEB se estendem também aos questionários impressos. Ocorrerá pela primeira vez a aplicação do questionário da família ou responsáveis dos alunos do 2º ano do ensino fundamental. Esse instrumento incluirá perguntas sobre a vida familiar e escolar do estudante, bem como suas opiniões sobre diferentes aspectos relacionados à escola.
SAEB - O Sistema de Avaliação da Educação Básica reúne avaliações externas realizadas pelo Inep. O Sistema tem como objetivo avaliar a qualidade da educação básica no Brasil, fornecendo dados para a formulação, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais. A aplicação é realizada a cada dois anos e abrange estudantes do 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio, tanto da rede pública quanto da rede privada.
Os secretários respondem sobre o funcionamento das redes de ensino, com a abordagem de temas como conselhos, currículos, práticas avaliativas e contratação de professores. Por sua vez, os diretores de instituições que oferecem educação infantil e de escolas do 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental, bem como de 3ª e 4ª séries do ensino médio participantes do SAEB, fornecem dados sobre perfil e experiência como gestores escolares.
Já os professores fornecem informações sobre formação docente, experiência profissional, condições de trabalho, dificuldades de aprendizagem dos alunos, violência no ambiente escolar, recursos didáticos e práticas pedagógicas desenvolvidas na escola.
No caso dos estudantes, o questionário aborda temas como condição socioeconômica, participação da família e interação com professores e colegas. Além disso, há questões voltadas à estrutura física da escola e às atividades pedagógicas desenvolvidas.
Fonte: Inep
Professores, diretores e secretários municipais de educação devem fazer novo cadastro ou atualizar suas informações no Sistema Saeb e o questionário da família dos estudantes será aplicado pela primeira vez O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) inovou o formato do preenchimento dos questionários eletrônicos do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). A partir deste ano, professores, diretores e secretários municipais de educação precisam acessar o Sistema SAEB e realizar novo cadastro ou atualizar suas informações para poder responder tanto às aplicações censitárias quanto às amostrais. A realização de novo cadastro ou atualização das informações já está disponível e vai até 20 de outubro por meio do endereço: http://saeb.inep.gov.br/saeb/. A aplicação dos questionários eletrônicos está prevista para ocorrer entre setembro e novembro de 2025. Até 2023, o diagnóstico da educação básica era realizado por meio do envio de links por e-mail aos secretários municipais de educação, diretores escolares e docentes da educação infantil e dos ensinos fundamental e médio. As novidades no SAEB se estendem também aos questionários impressos. Ocorrerá pela primeira vez a aplicação do questionário da família ou responsáveis dos alunos do 2º ano do ensino fundamental. Esse instrumento incluirá perguntas sobre a vida familiar e escolar do estudante, bem como suas opiniões sobre diferentes aspectos relacionados à escola. SAEB - O Sistema de Avaliação da Educação Básica reúne avaliações externas realizadas pelo Inep. O Sistema tem como objetivo avaliar a qualidade da educação básica no Brasil, fornecendo dados para a formulação, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais. A aplicação é realizada a cada dois anos e abrange estudantes do 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio, tanto da rede pública quanto da rede privada. Os secretários respondem sobre o funcionamento das redes de ensino, com a abordagem de temas como conselhos, currículos, práticas avaliativas e contratação de professores. Por sua vez, os diretores de instituições que oferecem educação infantil e de escolas do 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental, bem como de 3ª e 4ª séries do ensino médio participantes do SAEB, fornecem dados sobre perfil e experiência como gestores escolares. Já os professores fornecem informações sobre formação docente, experiência profissional, condições de trabalho, dificuldades de aprendizagem dos alunos, violência no ambiente escolar, recursos didáticos e práticas pedagógicas desenvolvidas na escola. No caso dos estudantes, o questionário aborda temas como condição socioeconômica, participação da família e interação com professores e colegas. Além disso, há questões voltadas à estrutura física da escola e às atividades pedagógicas desenvolvidas. Saiba mais sobre o Saeb Fonte: Inep https://www.gov.br/inep/pt-br/centrais-de-conteudo/noticias/saeb/inep-introduz-inovacoes-nos-questionarios-do-saeb