Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Inep lança novo volume do caderno de estudos e pesquisas em políticas educacionais

Todas as notícias Categorias

11/05/2022Undime

Inep lança novo volume do caderno de estudos e pesquisas em políticas educacionais

Publicação prioriza a análise das estratégias das metas do PNE. Material foi divulgado nesta terça-feira (10) e está disponível no portal do Instituto

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta terça-feira, 10 de maio, o volume 6 dos Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais. A edição traz maior compreensão sobre a evolução das metas do Plano Nacional de Educação (PNE), priorizando a análise de suas estratégias. Também enfoca as metodologias de cálculo dos indicadores que darão seguimento à implementação do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O material está disponível no portal do Inep.

Os artigos do novo caderno buscam analisar se as estratégias são meios suficientes para induzir ao alcance das metas, identificar as questões e problemáticas que elas instauram e analisar também os desafios que as estratégias acarretam, seus pressupostos, atores, contextos, potencialidades ou limitações, para uma melhor efetividade do PNE.

Monitoramento – Por lei, o Instituto é responsável pela publicação de estudos para aferir a evolução no cumprimento das metas estabelecidas no PNE. As atribuições implicam a construção, a atualização e a divulgação periódica de indicadores para o monitoramento das metas. Também compete à Autarquia monitorar as condicionalidades e elaborar a metodologia de cálculo dos indicadores que disciplinarão a distribuição dos recursos do Fundeb.

O “Caderno de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, volume 6 – Análise das estratégias do Plano Nacional de Educação II”, assim como os volumes anteriores, atendem a essas incumbências e vão ao encontro das atribuições regimentais do Inep, de produzir e disseminar informações, diagnósticos, estudos e pesquisas para subsidiar a formulação, o monitoramento e a avaliação de políticas e programas em educação.

Acesse o "Caderno de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, Volume 6 - Análise das estratégias do Plano Nacional de Educação II"

Fonte: Inep

https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/estudos-educacionais/inep-lanca-novo-volume-do-caderno-de-estudos 


Parceria institucional