Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Pesquisa sobre impactos da pandemia vai até sexta (14)

Todas as notícias Categorias

11/05/2021Undime

Pesquisa sobre impactos da pandemia vai até sexta (14)

Sistema Educacenso permanece aberto para preenchimento do formulário. Até a última segunda (10), 91,29% das escolas responderam

A pesquisa “Resposta educacional à pandemia de COVID-19 no Brasil” permanece disponível no Sistema Educacenso até as 18h desta sexta-feira, 14 de maio. O prazo para as escolas responderem foi prorrogado após o encerramento do período de retificação da Situação do Aluno, segunda etapa do Censo Escolar 2020, que ocorreu na última sexta-feira, 7 de maio. O levantamento tem como objetivo reunir informações para a compreensão dos impactos causados pela suspensão das atividades escolares presenciais em razão da pandemia de COVID-19 e deve ser respondido preferencialmente pelos gestores das escolas.

Até esta segunda-feira, 10 de maio, 91,29% (148.980) das escolas preencheram o formulário. A pesquisa inédita integra a segunda etapa do Censo Escolar 2020. Esta tem a função de apurar informações relativas ao “movimento” — quantos foram transferidos, deixaram de frequentar a escola ou faleceram —, assim como sobre o “rendimento” dos estudantes — quantidade de aprovados ou reprovados —, ao término do ano letivo. Os resultados dessa etapa serão divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em junho. 

Taxas de rendimento – A partir desse conjunto de informações, o Inep publicará, então, as taxas de rendimento. Esses números são fundamentais para a verificação e o acompanhamento dos dados das escolas e dos municípios. As taxas também são incorporadas ao cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador de qualidade educacional produzido e divulgado a cada dois anos pelo Instituto.

Data de referência – O Inep alterou a data de referência do Censo Escolar 2020, de maio para 11 de março, justamente em virtude da pandemia de COVID-19 e da interrupção das atividades presenciais na maior parte das escolas brasileiras. Como o Censo Escolar é composto por duas etapas, os resultados da primeira, divulgados em janeiro, retratam a situação das escolas em um contexto anterior à crise sanitária, não refletindo, ainda, os impactos da pandemia na educação. 

Censo Escolar – Principal pesquisa estatística da educação básica, o censo é coordenado pelo Inep e realizado, em regime de colaboração, entre as secretarias estaduais e municipais de Educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. O levantamento abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica: ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional. A pesquisa coleta dados com base nos documentos administrativos das escolas e redes de ensino, por meio do Sistema Educacenso.

Conheça a pesquisa "Resposta educacional à pandemia de COVID-19 no Brasil" 

Confira o manual de preenchimento da pesquisa 

 

Fonte: Ministério da Educação
Foto: Getty Images via BBC

https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/pesquisa-sobre-impactos-da-pandemia-vai-ate-sexta-14 

 


Parceria institucional