Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Undime participa de Audiência da BNCC no Ensino Médio

Todas as notícias Categorias

10/07/2018Undime

Undime participa de Audiência da BNCC no Ensino Médio

Undime participa de Audiência da BNCC no Ensino Médio

Foto: Fundação Lemann

O Conselho Nacional de Educação realizou, na última quinta-feira (5), a terceira audiência pública para debater a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio. O presidente da Undime e conselheiro da Câmara de Educação Básica do CNE, Alessio Costa Lima, compôs a mesa das autoridades na solenidade de abertura. Realizado em Fortaleza (CE), o evento promoveu o debate em torno dos componentes que deverão integrar a matriz curricular comum para a etapa do ensino médio e recebeu as contribuições de diferentes instituições e profissionais que atuam na área da educação.

Para o Dirigente Municipal de Educação de Alto Santo/ CE e Presidente da Undime, Alessio Costa Lima, o objetivo central do debate em torno da Base Nacional Curricular é garantir que os alunos tenham acesso ao conhecimento e que alcancem o máximo que as escolas podem ofertar. Mesmo o Ensino Médio não sendo uma responsabilidade direta das Redes Municipais de Ensino, ele lembrou que a Undime tem interesse em continuar participando ativamente da etapa de elaboração, juntamente com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), por compreender que o Ensino Médio é etapa conclusiva da Educação Básica e é preciso assegurar a progressividade na aquisição dos conhecimentos.

“É justamente na passagem do 9º ano do Ensino Fundamental para o 1º ano do Ensino Médio onde se identificam as maiores taxas de evasão escolar e onde se constatam os déficits na aprendizagem. Por isso, desde o primeiro momento, temos atuando com protagonismo por entender que a Base representa a garantia do direito à aprendizagem a alunos residentes de qualquer parte do país, independentemente de raça, cor, gênero ou condição socioeconômica”, afirmou.

A BNCC vem sendo discutida pelo CNE desde abril de 2017, quando recebeu a proposta encaminhada pelo MInistério da Educação (MEC). Uma vez aprovada pelo CNE e homologada pelo Ministério, a BNCC será referência obrigatória na elaboração dos currículos de escolas públicas e particulares de ensino médio em todo o país. Atualmente, a BNCC da educação infantil (creche e pré-escola) e do ensino fundamental (1º ao 9º ano) foi aprovada e encontra-se em fase de implementação e deverá entrar em vigor, no prazo máximo, até 2020. A Base referente ao ensino médio, já adaptada às diretrizes do novo modelo de Ensino Médio, encontra-se em processo de discussão no âmbito do CNE.

Ao todo serão realizadas cinco audiências públicas, uma por região, com objetivo de ouvir a sociedade sobre o tema. Essa é a terceira audiência, que contemplou o Nordeste do país. As próximas serão na região Norte, dia 10 de agosto, em Belém/ PA; e em Brasília no dia 29 de agosto, atendendo a região Centro-Oeste.

Para mais informações, acesse http://cnebncc.mec.gov.br.

Fonte: Undime


Parceria institucional