Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Undime realiza última reunião de 2019 do Colegiado Ampliado

Todas as notícias Categorias

09/12/2019Undime

Undime realiza última reunião de 2019 do Colegiado Ampliado

Encontro aconteceu em Fortaleza/ CE

 

Reunidos na capital cearense por ocasião do I Seminário de 2019 da Undime Ceará e o Encontro Formativo Mobiliza Conviva, o grupo de dirigentes municipais de educação que integram o Colegiado Ampliado da Undime - diretoria executiva nacional e os presidentes estaduais - se reuniram na última quinta-feira (5).

O encontro, que iniciou pela manhã, tratou do planejamento estratégico. A proposta de desenvolvimento do trabalho foi apresentada e o grupo pode fazer considerações e sugestões. A ideia é que o Conselho Nacional de Representantes da Undime possa contribuir com esse planejamento. O trabalho deve começar ainda este ano.

O secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, Jânio Macedo, esteve na reunião no período da tarde. Macedo participou de um momento no qual os dirigentes puderam conversar com o secretário e tirar dúvidas. Na ocasião, foi falado sobre o curso GEM - Gestão para a Educação Municipal.

A diretora de Políticas e Regulação da Educação Básica da pasta, Izabel Lima Pessoa, adiantou que o MEC já teve acesso ao material do curso e está trabalhando na atualização e customização. Izabel disse ainda que, até o início de 2020, o MEC deve apresentar informações mais concretas sobre o assunto.

Os dirigentes conversaram ainda sobre a importância da valorização da Primeira Infância. Considerando a publicação do Decreto nº 10.134, de 26 de novembro de 2019, que trata da qualificação da política de fomento aos estabelecimentos da rede pública de Educação Infantil no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República, o presidente da Undime Região Nordeste, Alessio Costa Lima, Dirigente Municipal de Educação de Alto Santo (CE), reiterou a defesa de um dos princípios institucionais da Undime: recurso público para educação pública. (Leia mais aqui)

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) também esteve na pauta do encontro. O coordenador-geral de Inovação e Interação com o Trabalho do MEC, Danilo Dalmon, falou sobre as atividades realizadas este ano e a situação da implementação da Base na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.

A pauta seguiu com assuntos institucionais. Foi falado sobre a atualização do manual voltado aos Dirigentes Municipais de Educação, com orientações aos gestores que assumirem as secretarias após as eleições municipais de 2020 e o desenvolvimento de outras publicações em parceria com a Fundação Santillana.

Além disso, foi tratado das parcerias institucionais para o próximo ano e do fórum nacional extraordinário cuja proposta é ser realizado na região Sul do País, ainda no primeiro semestre de 2020.

Fonte/Fotos: Undime


Parceria institucional