09/11/2023Undime
Os dados obtidos serão utilizados para diagnóstico territorial, visando a melhoria da qualidade da educação brasileira
A Undime e o Sebrae Nacional estão realizando uma pesquisa com as Secretarias Municipais de Educação acerca da implantação da Educação Empreendedora nos municípios de todo o país e com o objetivo de traçar estratégias conjuntas para a implementação da educação empreendedora nos municípios.
Os dados obtidos serão utilizados para diagnóstico territorial, estadual e nacional, a fim de potencializar as parcerias entre Sebrae e Undime, visando a melhoria da qualidade da educação brasileira.
No que diz respeito aos estudantes, a educação empreendedora tem o intuito de desenvolver competências de empreendedorismo a fim de que eles se tornem capazes de refletir sobre o seus projetos de vida, sendo protagonistas de sua própria história e atuando de forma cidadã em sua comunidade. Alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), são desenvolvidas competências como: criatividade, inovação, colaboração, autoconsciência, autoeficácia, percepção de oportunidades e predisposição para agir.
O questionário é simples, rápido e deve ser respondido por Dirigentes Municipais de Educação e equipes técnicas das Secretarias Municipais de Educação. Para ter acesso ao link é preciso solicitar à seccional da Undime em seu estado. Link: http://undime.org.br/noticia/seccionais.
Sobre a Educação Empreendedora
A Educação Empreendedora é uma abordagem ao ensino e à aprendizagem que favorece, por meio de práticas e estratégias pedagógicas, o desenvolvimento das competências empreendedoras dos gestores, professores e estudantes. Essa abordagem possibilita que esses atores possam identificar oportunidades, valorizar ideias, agir com criatividade, desenvolver autoconhecimento e resiliência, mobilizar recursos e pessoas, planejar e gerir projetos – no âmbito pessoal ou profissional – trabalhar em equipe e aprender com a experiência. Esse processo promove o “pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”, objetivos da educação nacional definidos pela Constituição Federal.
Fonte: Undime
Os dados obtidos serão utilizados para diagnóstico territorial, visando a melhoria da qualidade da educação brasileira A Undime e o Sebrae Nacional estão realizando uma pesquisa com as Secretarias Municipais de Educação acerca da implantação da Educação Empreendedora nos municípios de todo o país e com o objetivo de traçar estratégias conjuntas para a implementação da educação empreendedora nos municípios. Os dados obtidos serão utilizados para diagnóstico territorial, estadual e nacional, a fim de potencializar as parcerias entre Sebrae e Undime, visando a melhoria da qualidade da educação brasileira. No que diz respeito aos estudantes, a educação empreendedora tem o intuito de desenvolver competências de empreendedorismo a fim de que eles se tornem capazes de refletir sobre o seus projetos de vida, sendo protagonistas de sua própria história e atuando de forma cidadã em sua comunidade. Alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), são desenvolvidas competências como: criatividade, inovação, colaboração, autoconsciência, autoeficácia, percepção de oportunidades e predisposição para agir. O questionário é simples, rápido e deve ser respondido por Dirigentes Municipais de Educação e equipes técnicas das Secretarias Municipais de Educação. Para ter acesso ao link é preciso solicitar à seccional da Undime em seu estado. Link: http://undime.org.br/noticia/seccionais. Sobre a Educação Empreendedora A Educação Empreendedora é uma abordagem ao ensino e à aprendizagem que favorece, por meio de práticas e estratégias pedagógicas, o desenvolvimento das competências empreendedoras dos gestores, professores e estudantes. Essa abordagem possibilita que esses atores possam identificar oportunidades, valorizar ideias, agir com criatividade, desenvolver autoconhecimento e resiliência, mobilizar recursos e pessoas, planejar e gerir projetos – no âmbito pessoal ou profissional – trabalhar em equipe e aprender com a experiência. Esse processo promove o “pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”, objetivos da educação nacional definidos pela Constituição Federal. Fonte: Undime