Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Undime participa de encontro do PNLD que reúne técnicos e gestores educacionais de todo o Brasil

Todas as notícias Categorias

08/06/2022Undime

Undime participa de encontro do PNLD que reúne técnicos e gestores educacionais de todo o Brasil

Evento nacional, realizado em Belém, está na 16ª edição e busca aprimorar a gestão do Programa Nacional do Livro e do Material Didático

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) realiza o 16º Encontro Técnico Nacional dos Programas do Livro, que teve início nesta terça-feira, 7 de junho, em Belém (PA), e segue até sexta-feira, 10 de junho. A presidente da Undime Pará, Claudia Seabra, Dirigente Municipal de Educação de Castanhal/PA, representa o presidente nacional da Undime no evento cujo objetivo é orientar e capacitar os agentes envolvidos com a execução do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), com o intuito de aprimorar os resultados do programa.

O encontro reúne técnicos e gestores educacionais de todo o Brasil. A programação prevê uma série de palestras, debates e oficinas sobre a gestão do PNLD, com destaque para a transformação digital do programa, a inclusão de novas parcerias, as inovações operacionais internalizadas e os novos normativos.

A abertura oficial aconteceu na noite desta terça-feira (7) e contou com a presença de representantes do Ministério da Educação, FNDE, Secretaria de Estado da Educação e Undime. Na ocasião, Claudia Seabra ressaltou que o livro didático é o principal instrumento da parte pedagógica para as escolas, sobretudo para aquelas que não têm acesso à internet. "Esse momento é muito importante para nós. Depois de dois anos de pandemia e aulas a distância, hoje estamos voltando às aulas presenciais no nosso estado e sabemos a importância do livro didático, porque para muitos alunos ele era a única forma de ter acesso ao material didático".

Segundo o diretor de Ações Educacionais do FNDE, Garigham Amarante, o PNLD é um programa essencial do governo federal para aprimorar o aprendizado dos estudantes das escolas públicas. “Aqui vamos disseminar conhecimento sobre a gestão dos programas do livro. Vamos trazer orientação, fomentar discussões, apresentar experiências bem sucedidas. Tudo isso com o intuito de aprimorar a execução do programa e garantir o que mais desejamos: que todos os estudantes possam ter acesso a material didático de qualidade; que os professores possam ter mais apoio e embasamento para o planejamento de suas aulas; e que as bibliotecas das escolas possam sempre ter novos acervos de obras diversas, desde histórias em quadrinho a grandes clássicos da literatura”, destacou.

Na manhã desta quarta-feira, dia 8, haverá palestras sobre livros literários e recursos educacionais digitais. O encontro também conta com a participação do ministro da Educação, Victor Godoy, e da coordenadora-geral dos Programas do Livro, Nádja Cézar, que estarão juntos em um bate-papo sobre a importância do PNLD para a educação básica.

Confira aqui a programação completa do encontro técnico.

Sobre o PNLD

Com mais de 80 anos de história, o PNLD avalia e disponibiliza, de forma sistemática, regular e gratuita, obras didáticas, pedagógicas e literárias às escolas públicas de educação básica de todo o país. No ano passado, o programa investiu R$ 1,5 bilhão na compra e distribuição de 172 milhões de livros, em benefício de 30 milhões de estudantes brasileiros, segundo o FNDE.

Fonte: Undime com informações do FNDE
Fotos: Undime/PA


Parceria institucional