Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Reunião conjunta entre Undime Paraná e Secretaria de Estado da Educação discute regime de colaboração

Todas as notícias Categorias

08/06/2022Undime

Reunião conjunta entre Undime Paraná e Secretaria de Estado da Educação discute regime de colaboração

Evento aconteceu nesta terça-feira (7), em Curitiba, e contou com a participação do presidente nacional da Undime

A Undime Paraná realizou nesta terça-feira, 7 de junho, em Curitiba, reunião conjunta da Seccional com a Secretaria de Estado da Educação do Paraná para discutir, entre outros pontos, regime de colaboração, ações conjuntas de recuperação da aprendizagem, a regulamentação dos repasses do ICMS e indicadores de alfabetização. Além desse momento, a Undime/PR realizou reunião com a diretoria da Seccional.

A agenda, elaborada pela Undime/PR, iniciou logo pela manhã com a realização de uma solenidade em comemoração aos dez anos do Programa de Brigadas Escolares - Defesa Civil na Escola e assinatura dos Termos de Adesão.

À tarde foi realizada reunião conjunta entre Undime/PR e Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Além dos anfitriões Marcia Baldini, presidente da Undime/PR e Renato Feder, secretário de Estado da Educação e do Esporte do Paraná, marcaram presença na reunião Ana Lucia Rodrigues, coordenadora estadual da Uncme/PR; Carin Caroline Deda, economista e pesquisadora do Laboratório de Ciência da Política CIdaPOL da UFPR; e Jean Pierri Geremias de Jesus Neto, superintendente do ParanáEducação. Dirigentes Municipais de Educação membros da diretoria da Undime/PR também participaram do encontro.

O presidente nacional da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP, participou da agenda de atividades da seccional. No início da tarde, Garcia falou na reunião conjunta e destacou que o regime de colaboração pressupõe uma visão sistêmica e equalizadora na qual o propósito coletivo, o bem comum e o benefício para todos prevalecem sobre os interesses individuais. E lembrou ainda que o regime de colaboração pressupõe uma relação formalizada dessa colaboração entre os entes federados. Ao longo da sua fala, o presidente da Undime passou por questões importantes para os gestores, sobretudo no atual contexto, como a recomposição de aprendizagem e o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Após a reunião conjunta, conforme previsto na programação, a Undime/PR aproveitou a presença dos dirigentes para realizar reunião da diretoria executiva da seccional. Foram abordados assuntos como a regulamentação dos critérios para habilitação do recebimento do Valor Aluno Anual de Rendimento (VAAR) no âmbito do Fundeb; as etapas estadual e nacional da Conferência Nacional de Educação (Conae), prevista para acontecer este ano; e o 9º Fórum Nacional Extraordinário da Undime, que será realizado de 16 a 19 de agosto, em Brasília.

Após o encerramento das atividades previstas, a presidente da Undime/PR, Márcia Baldini, avaliou a agenda como positiva. “Essa foi a primeira reunião conjunta para discutirmos e darmos encaminhamento de várias pautas que tanto a esfera municipal quanto estadual têm que regulamentar como a questão do ICMS Educação e os sistemas de ensino. Foi um encontro muito produtivo e proveitoso”.

Fonte: Undime
Fotos: Undime/PR


Parceria institucional