Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Inscrições gratuitas para Dirigentes Municipais de Educação adimplentes com a Undime MA!

Todas as notícias Categorias

08/04/2019 Undime MA

Inscrições gratuitas para Dirigentes Municipais de Educação adimplentes com a Undime MA!

A Undime Maranhão realizará nos dias 29 e 30 de abril o XVII Fórum Estadual Ordinário com o tema “DIRIGENTES MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO: desafios e possibilidades de gestão”. O evento será realizado em São Luís, na Universidade Federal do Maranhão e destina-se somente a Dirigentes e técnicos das Secretarias de Educação.

Inscreva-se agora mesmo por meio do link :https://forms.gle/u6XNQHpAfoX39GSX8 e participe desse importante evento do calendário educacional maranhense! Serão dois dias de formação sobre a implementação da BNCC, as novas ferramentas do Conviva Educação, novo FUNDEB dentre outros assuntos. Será oferecido também atendimento institucional do FNDE!

XVII Fórum Estadual Ordinário da Undime Maranhão
Data: 29 e 30 de abril de 2019 (segunda e terça-feira)
Horário: 8h às 18h30min
Local: Centro Pedagógico Paulo Freire (Universidade Federal do Maranhão)

                    

 XVII Fórum Estadual Ordinário da Undime Maranhão

“DIRIGENTES MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO: desafios e possibilidades de gestão.”

Auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire (Ufma, São Luís)

29 e 30 de abril de 2019

Dia 29 de abril (segunda-feira)

08h às 09h – Credenciamento e café da manhã

09h às 10h – Solenidade de abertura (Governo do Estado, FAMEM, Undime Nacional, Prefeitura de São Luís, UNCME, SEBRAE, Conviva Educação, CEE, UFMA, UEMA, Ministério Público, Assembleia Legislativa e outros parceiros). Composição da mesa, execução do Hino Nacional, execução do Hino do Maranhão e fala das autoridades

10h às 11h – Leitura, análise e aprovação do Regimento do XVII Fórum Estadual Ordinário. Alteração Estatutária

11h às 12h – Momento motivacional “Vencendo os desafios da rotina: a BNCC e as competências socioemocionais” (Isaque Folha Damasceno)

12h às 14h – Almoço livre

14h às 14h30min – Palestra “Os desafios da gestão municipal e as políticas públicas da Educação” (Aléssio Costa Lima, Undime Nacional)

14h30min às 15h - Mesa redonda “BNCC e o Currículo do Território Maranhense: o que muda na escola e na sala de aula” (Alberto Louzeiro, Undime Maranhão, Socorro Fortes, Seduc e Henrique Pimentel Filho, Instituto Lemann)

15h às 16h – Palestra “As dez competências da BNCC e a Educação Integral” (Maria do Pilar Almeida e Silva, Fundação SM)

16h às 17h – Palestra “Desenvolvimento de Plano Estratégico como ferramenta de Gestão Escolar” (Carlos Eduardo Braga, Editora Brasil)

17h às 18h – Palestra “Experiências práticas e métodos para assegurar sucesso no Busca Ativa Escolar” (Ítalo Dutra, Unicef)

18h às 19h - Mesa “Experiências exitosas das redes municipais de ensino”. Menção honrosa aos 10 melhores IDEB (do quinto ao nono ano)

 

Dia 30 de abril (terça-feira)

08h às 08h30min - Credenciamento e café da manhã

08h às 12h – Alteração de membros da(s) chapa(s) inscrita(s) para a eleição da Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Conselho de Representantes com seus respectivos suplentes para o biênio 2019/2021

08h às 08h30min – Palestra “Conselhos Municipais de Educação nos Sistemas Municipais de Ensino” (Emerson Araújo Silva, UNCME)

08h30min às 09h – Palestra “A importância da plataforma Conviva Educação para a gestão da Educação Municipal” (Bia Santomauro, Instituto Natura)

09h às 10h – Palestra sobre Regime de Colaboração (Felipe Costa Camarão, Seduc)

10h às 11h – Palestra “Perspectivas do financiamento da educação brasileira: dos precatórios do FUNDEF ao novo FUNDEB” (Sandra Soares Pontes, Ministério Público)

11h às 12h30min – Palestra “Como garantir a sustentabilidade financeira da Educação Municipal?” (André Pinheiro de Carvalho, Conviva Educação)

12h30 min às 14h – Almoço livre

14h às 15h – Palestra “Acumulação constitucional de cargos em Educação” (Fábio Costa Resende de Melo, TCE)

15h às 17h - Eleições para o biênio 2019/2021

OBS.:

Devido à confirmação dos(as) palestrantes e parceiros, a qualquer momento, podem ser realizadas alterações na programação.

 

PRORROGAÇÃO

 

São Luís-MA, 26 de abril de 2019.

À União dos Dirigentes Municipais de Educação - UNDIME –MA.

Ref. Prorrogação de Prazo.
Antônio Magno Melo de Sousa, brasileiro, casado, Secretario de Educação e Presidente da Undime-MA,
inscrito no CPF sob o nº 796.948.453-00, vem por meio desta solicitar a prorrogação das inscrições do
XVII Fórum Estadual Ordinário e impressão de boleto para pagamento de anuidade 2019 por mais 3 (três)
dias, vindo a findar o prazo no dia 29 de abril de 2019, tendo em vista a dificuldade de alguns municípios
em pagar as taxas de inscrição.

Certo de sua compreensão, antecipo votos de elevada estima e consideração.

Atenciosamente,


                                                                               Antônio Magno Melo de Sousa

Presidente da Undime-MA

Secretario Municipal de Educação de Tuntum/MA

 

https://ma.undime.org.br/uploads/fotos/phpRUuGSr_5cae1972b73b6.jpg

ERRATA DA PROGRAMAÇÃO Nº 001/2019 UNDIME-MA

 

A União dos Dirigentes Municipais de Educação do Maranhão – UNDIME-MA, por meio da Diretoria Executiva, Conselho Nacional de Representantes e Conselho Fiscal vem retificar a PROGRAMAÇÃO 001/2019 do XVII Fórum Estadual Ordinário da UNDIME-MA, publicada no dia 10 de abril de 2019, para nela fazer constar as alterações abaixo indicadas:

 

  1. A) Onde se lê: 

08h30min às 12h – Registro das chapas para as eleições do biênio 2019/2021 (na mesa de registro de chapas). 

Leia-se: 

08h às 12h – Alteração de membros da(s) chapa(s) inscrita(s) para eleição da Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Conselho de Representantes com seus respectivos suplentes para o biênio 2019 a 2021.

 

 

                                                                                                                                  São Luís 10 de abril de 2019.

 

  

ANTONIO MAGNO MELO DE SOUSA

Presidente da UNDIME-MA

Secretário Municipal  de Tuntum-MA

 

https://undime.org.br/uploads/fotos/phpRsNMjz_5cae2cf70fde6.jpg

 

 

 

EDITAL Nº 001/2019 UNDIME-MA

EDITAL DO XVII FÓRUM ESTADUAL ORDINÁRIO 2019 DA UNDIME-MA

Eleições para a Diretoria Executiva e Colégio Eleitoral para o biênio 2019/2021

 

O Presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Seccional Maranhão (UNDIME-MA), ANTONIO MAGNO MELO DE SOUSA, Dirigente Municipal de Educação TUNTUM /MA, no uso de suas atribuições legais e conforme disposto no Estatuto da entidade, claramente na “Seção II, Capítulo IV – Do XVII Fórum Estadual Ordinário”. CONSIDERANDO a necessidade de eleger a nova Diretoria Executiva e Colégio Eleitoral da UNDIME-MA, inclusive com vista à recomposição integral de todos os cargos.

 

RESOLVE:                                                                                                                                       

 

Art. 1° - Fazer publicar o presente Edital de Convocação do XVII Fórum Estadual Ordinário da UNDIME-MA 2019 que se realizará no período de 29 a 30 de abril de 2019, das 08h às 19h, no Auditório Paulo Freire, localizado à Avenida dos Portugueses, Nº 1966, no bairro Bacanga, em São Luís-MA, CEP 65.065-545.

Art. 2° - O XVII Fórum Estadual Ordinário incluirá na pauta a realização da eleição da Diretoria Executiva, do Conselho Fiscal, membros do Conselho Nacional de Representantes e escolha dos Delegados com seus respectivos suplentes, para o biênio 2019/2021.

Art. 3° - Somente poderá exercer o direito de votar e ser votado, o sócio que tenha efetivado o pagamento da anuidade do ano de 2019, conforme o Art.12 do Estatuto da UNDIME-MA.

Parágrafo Único – A anuidade de 2019, para os fins de composição de chapa, poderá ser paga com até 24 horas úteis de antecedência da data de realização do XVII Fórum Estadual Ordinário, ou seja, até o dia 26 de abril do corrente ano.

Art. 4° - O registro das chapas deverá ocorrer até 24 horas úteis da realização do XVII Fórum Estadual Ordinário da UNDIME-MA, e para substituição de membros a alteração pode acontecer até no dia da eleição em conformidade com o Art. 12 do regimento.

Parágrafo Único – O período de inscrição de chapas para concorrer aos cargos será a partir da data de publicação deste Edital até às 12h do dia 26 de abril de 2019, na sede da UNDIME-MA, obedecendo ao horário de funcionamento da sede da Instituição (de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h), localizada à Avenida dos Holandeses, 06 – Calhau, São Luís-MA (prédio da FAMEM), CEP.: 65071-380.

Art. 5° - Somente será admitida a inscrição da chapa que contemple todos os cargos enunciados no Art. 2° do presente Edital, conforme especificações detalhadas no Estatuto da UNDIME-MA.

Parágrafo Único – A impugnação de chapa poderá ocorrer no prazo de 48 horas antes do pleito.

Art. 6° - Para fins de organização do XVII Fórum Estadual Ordinário, fica designada uma comissão formada por 6 (seis) membros, a saber: Alberto César Abreu Louzeiro – Coordenador Estadual da BNCC/ UNDIME e Sócio Solidário da UNDIME-MA; Jonatas Costa Araujo – Membro Honorário e responsável do setor Jurídico da UNDIME – MA; Poliana Borralho Sousa Galvão Magalhães – ex- Secretária Executiva e Membro Honorário da UNDIME-MA; Joana Maria Fonseca dos Santos- Membro Honorário da UNDIME-MA; Jorge Aidson Mendes Rabelo – Sócio Solidário da UNDIME-MA; Elaine Peixoto Araújo – Sócia Solidária da UNDIME-MA.

Art. 7º - Os procedimentos eleitorais serão cumpridos de acordo com o Estatuto e Regimento da Instituição, documento específico e exclusivo que norteará a Eleição para o biênio 2019-2021.

 

                                                                                                   

São Luís, 29 de março de 2019.

 

     PUBLIQUE-SE:

 

 

ANTONIO MAGNO MELO DE SOUSA

Presidente da UNDIME-MA

Dirigente Municipal de Educação de Tuntum – MA

 

Av. dos Holandeses, 06 - Calhau, São Luís - MA, 65071-380 

Telefone(98) 2109-5427

ma.undime.org.br

undime_saoluis_ma@yahoo.com.br

undimemaranhao


Parceria institucional