Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Undime na mídia > Saeb - Avaliação traz resultados inéditos da educação básica

Todas as notícias Categorias

06/11/2020Undime

Saeb - Avaliação traz resultados inéditos da educação básica

Pela primeira vez, desde 1990, crianças do 2º ano do ensino fundamental foram avaliadas pelo Saeb. Estudantes do 9º ano também participaram da avaliação

Trinta anos após a criação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), em 1990, o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apresentaram dados inéditos sobre o desempenho de crianças em língua portuguesa e matemática ao final do 2º ano do ensino fundamental. Também foram avaliados estudantes do 9º ano em ciências humanas e da natureza, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A divulgação ocorreu em webinário, na quarta-feira, 4 de novembro.

O Saeb 2019 tornou-se um marco pela aplicação de novos testes (com novas matrizes e escalas de proficiência) de língua portuguesa e matemática, além de avaliar, pela primeira vez, a alfabetização de alunos do 2º ano, em caráter amostral. “A partir desses dados, poderemos produzir indicadores sobre as condições de oferta de ensino e contribuir para a melhoria da qualidade de ensino e a redução das desigualdades, em consonância com as metas e políticas estabelecidas pelas diretrizes da educação nacional. São evidências científicas. É isso que queremos”, pontuou o ministro da Educação, Milton Ribeiro, durante a divulgação dos resultados. 

Secretário de Alfabetização do MEC, Carlos Nadalim analisou a importância dos resultados do Saeb em conjunto com outros processos avaliativos, para a implementação de políticas mais eficazes na etapa educacional. “Nós levamos em consideração, na elaboração da Política Nacional da Alfabetização, os resultados das duas últimas edições da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), e agora temos o Saeb do 2º ano, com uma nova matriz e uma nova escala de proficiência. Os resultados serão usados para calibrarmos nossas políticas, nossos programas e ações”, disse Nadalim. 

Durante o webinário, Alexandre Lopes, presidente do Inep, destacou a importância de as aplicações serem ampliadas e passarem a ser censitárias a partir de 2021. “Por se tratar de uma matriz nova no 2º ano, a prova foi amostral, mas, em 2021, a aplicação já será censitária. Foi um pedido da sociedade, para que todos os estudantes fossem avaliados na alfabetização. É o início da vida escolar do aluno. Então, é muito importante que a gente conheça a realidade de cada um, para que professores e escolas possam atuar individualmente”, pontuou. 

Lopes chamou a atenção também para a reformulação do Saeb e para a necessidade de novas estratégias, considerando o novo modelo de aplicação do sistema. “É o momento de iniciar um debate a respeito disso. É importante que o Brasil tenha metas. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) leva em consideração as notas do 5º e 9º ano do ensino fundamental, além da 3ª série do ensino médio. Agora, com esse novo instrumento e com a implementação do Novo Saeb, a partir do ano que vem, abre-se uma nova realidade, com novas oportunidades de criarmos metas não apenas para esses anos, mas também para os demais anos da educação básica”, ponderou o presidente do Inep. 

No Saeb 2019, os estudantes do 9º ano do fundamental que, até então, realizavam provas de língua portuguesa e matemática, também foram avaliados em novas áreas do conhecimento: ciências humanas e da natureza. Assim como no caso dos alunos do 2º ano, a avaliação desses estudantes ocorreu em caráter amostral. Titular da Diretoria de Avaliação da Educação Básica do Inep (Daeb), Carlos Roberto Pinto de Souza, destacou o fato de as evidências serem coletadas “por meio de avaliações realizadas segundo uma concepção técnico-pedagógica cuidadosamente planejada e executada”. De acordo com o diretor, por ser de caráter quantitativo e qualitativo, “o modelo avaliativo permite maior exatidão e precisão da medição da eficácia dos processos de ensino-aprendizagem”. Para o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Luiz Miguel Martins Garcia, “certamente, as novas sequências de dados gerados a partir dos resultados permitirão traçar estratégias pontuais e precisas”.  

Os resultados dos testes tanto do 9º ano quanto do 2º foram apresentados respectivamente pelo coordenador-geral do Saeb, Helciclever Barros, e pela coordenadora de Articulação e Disseminação de Resultados, Waleska Karinne Souto, ambos do Inep. A coordenadora pedagógica do Saeb, Aline Mara Fernandes Muler, apresentou a concepção teórico-metodológica dos novos testes, além de esclarecer como os dados foram coletados e analisados. O webinário ainda contou com análises dos especialistas convidados Alessandra Gotuzo Seabra, Helder Sousa e Vitor Geraldi Haase, da Secretaria de Alfabetização do MEC. 

Saeb – Realizado desde 1990, o Sistema de Avaliação da Educação Básica é um processo de avaliação em larga escala, realizado periodicamente pelo Inep. O Saeb oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas com base em evidências, permitindo que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no país. Por meio de testes e questionários, a avaliação reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelo conjunto de estudantes. Esses níveis de aprendizagem estão descritos e organizados de modo crescente, em escalas de proficiência de língua portuguesa e de matemática, para cada uma das etapas avaliadas. A interpretação dos resultados do Saeb deve ser realizada com apoio das escalas de proficiência. Os resultados de aprendizagem dos estudantes, apurados no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Ideb. 

Confira os resultados do Saeb 2019

Matrizes de referência e escalas de proficiência do Saeb

Apresentação | Resultados das aplicações amostrais para 2º e 9º ano do ensino fundamental

Saiba mais sobre o Saeb

Webinário

Fonte/ Foto: Inep

https://bit.ly/2TXQPT8 


Parceria institucional