Você está aqui: Página Inicial > Fique Atento > 4ª Jornada de Educação Alimentar e Nutricional é adiada para 2021

Todas as notícias Categorias

06/07/2020Undime

4ª Jornada de Educação Alimentar e Nutricional é adiada para 2021

A 4ª edição da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional será realizada em 2021. Por conta da suspensão das aulas nas escolas de educação básica, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) decidiu transferir o cronograma que antes estava previsto para o segundo semestre de 2020.

“Como a jornada é desenvolvida em quatro etapas subsequentes, as escolas precisam de tempo hábil para a realização de todas as atividades. O objetivo é que nenhuma unidade de ensino seja prejudicada”, afirma o presidente do FNDE, Marcelo Ponte.

Uma das finalidades da jornada é incentivar o debate e a prática das ações de educação alimentar e nutricional (EAN) no ambiente escolar. Por isso, para o Diretor de Ações Educacionais do FNDE, Garigham Amarante, é fundamental o engajamento dos profissionais de educação. “Queremos que toda a comunidade escolar se envolva e contribua para a construção de hábitos mais saudáveis. Além disso, a jornada também tem a proposta de dar visibilidade às ações bem-sucedidas já desenvolvidas nas escolas. Isso é importante para que as experiências sejam replicadas em todo o Brasil”, diz o diretor.

Podem se inscrever diretores de escolas públicas de educação infantil e de ensino fundamental ou nutricionistas ligados ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), devidamente cadastrados no Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle, Módulo Plano de Ações Articuladas (Simec/PAR). Um novo período de inscrições será aberto no próximo ano, entre 1° de fevereiro e 18 de março.

De acordo com a coordenadora-geral do PNAE, Karine Santos, quem já se inscreveu não precisará fazer o processo novamente, mas será preciso registrar confirmação. “As inscrições já realizadas serão mantidas, mas elas precisarão ser ratificadas posteriormente”, afirma a coordenadora.

Nesta edição, os participantes devem desenvolver atividades em quatro temas: caminho percorrido pelo alimento: do campo à mesa da escola; promoção da alimentação adequada e saudável: professores (as) em ação!; escolhas saudáveis para além da escola: o que aprendemos com o Pnae?; e resgate de tradições alimentares da família. Mais informações podem ser obtidas na 2ª retificação do edital.

Novo cronograma
Inscrições: 01/02 a 18/03/2021
Início da Jornada: 22/03/2021
Divulgação da lista final dos participantes que finalizaram a Jornada: 08/12/2021
Envio de certificados: A partir de 10/01/2022

Fonte/ Foto: FNDE

https://bit.ly/2BJg5H9 


Parceria institucional