Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Em comemoração aos 35 anos de fundação, Undime Pernambuco celebra data com Seminário Comemorativo

Todas as notícias Categorias

03/12/2021Undime

Em comemoração aos 35 anos de fundação, Undime Pernambuco celebra data com Seminário Comemorativo

Entidade nacional teve origem na cidade de Recife/ PE

Em 1986, o coletivo de Dirigentes Municipais de Educação (DME) realizou em Recife/ PE o "Fórum Nacional dos Dirigentes Metropolitanos de Educação" que culminou com a "Carta de Recife", corroborando a necessidade da criação de uma instituição que representasse os DME frente aos órgãos governamentais e demais instâncias, na luta por uma educação com qualidade social como direito de todos (as). É uma história e legado que temos muito orgulho em carregarmos.

E nada mais que justo do que comemorar essa data tão significativa: 35 anos resistindo, luta que continua cotidianamente. Nesse sentido a Undime Pernambuco realizará no dia 9 de dezembro, o "Seminário Comemorativo aos 35 anos", com o tema "Undime Pernambuco: 35 anos em prol da educação municipal que transforma e liberta", menção honrosa também em homenagem ao centenário do Professor Paulo Freire.

O evento será realizado no Hotel Luzeiros, localizado no bairro do Pina, Recife/ PE, das 8h às 17h. Em razão da pandemia da covid-19, a organização do evento está adotando os protocolos sanitários necessários, que vão desde o distancimento social, higienização com alcool em gel, assim como apresentação do comprovante de vacina, sendo o mesmo limitado a um representante por município, preferencialmente o Dirigente Municipal de Educação.  As inscrições já encontram-se encerradas, os Dirigentes Municipais de Educação de Pernambuco participarão majoritariamente do Seminário. 

A programação visa além de celebrar este marco histórico, trazer aos DME um momento de formação, tendo no período da manhã uma mesa de discussão sobre o Fundeb, que contará com a participação de Carlos Eduardo Sanches e o Dr. Dirceu Rodolfo, Presidente do TCE/PE. Além dessa palestra, será uma oportunidade para contextualizarmos a importância do Mestre Paulo Freire para entidade, onde terá a participação do Prof. José Eustáquio Romão, membro do Instituto Paulo Freire, atuando como Secretário Geral dos Conselhos Mundiais dos Institutos Paulo Freire; e alinhado a esta discussão, uma contextualização histórica da Undime Pernambuco no propósito da educação libertadora e transformadora, tendo para este momento a participação da Profa. Maria Mirtes Cordeiro, que foi a 3ª Presidente da Undime Nacional, à época DME de Olinda, teve participação efetiva no cenário de estruturação da entidade.

O Seminário Comemorativo contará também com a participação de todos(as) ex-presidentes da Undime Pernambuco que serão homenageados pela grande contribuição para o desenvolvimento da instituição.

 

Confira abaixo a programação: 

8h – Credenciamento/Coffee Break

9h – Mesa Institucional

10h – PALESTRA: “O antes e depois do Fundeb: da composição, complementação e suas características à utilização e fiscalização dos recursos"
Coordenação da Mesa: Profa. Andreika Asseker
Palestrantes: 
Prof. Carlos Eduardo Sanches 
Dr. Dirceu Rodolfo
Presidente do Tribunal de Contas de Pernambuco - TCE/PE

12h – INTERVALO (ALMOÇO)

14h – PALESTRA: “Paulo Freire e a Undime: 35 anos”
Coordenação da Mesa: Prof. Natanael Silva
Palestrantes: 
Prof. José Eustáquio Romão 
Membro do Instituto Paulo Freire 
Profa. Maria Mirtes Cordeiro Rodrigues 
Convidados (as):
Ex-presidentes da Seccional Undime PE

17h - ENCERRAMENTO

 

Fonte: Undime Pernambuco

https://undimepe.org.br/portal/em-comemoracao-aos-35-anos-de-fundacao-undime-pernambuco-celebra-data-com-seminario-comemorativo# 


Parceria institucional