Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Publicados resumos técnicos do Censo Escolar 2020 por UF

Todas as notícias Categorias

03/08/2021Undime

Publicados resumos técnicos do Censo Escolar 2020 por UF

Volumes contam com recortes específicos de cada estado e do DF. Estatísticas são apresentadas em série histórica, permitindo traçar tendências educacionais

Estão disponíveis, no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os resumos técnicos do Censo Escolar 2020 por unidade da Federação (UF). Os resumos trazem um panorama da educação básica nos estados e no Distrito Federal, com estatísticas apresentadas em série histórica. Os documentos contam com recortes específicos de cada UF dos dados já publicados nacionalmente, o que permite traçar tendências educacionais em âmbito regional. 

Os volumes estão organizados em seções que revelam o quantitativo e as características gerais das principais estatísticas (matrículas, docentes, gestores e escolas) distribuídas para as diferentes etapas da educação básica (educação infantil, ensino fundamental – anos iniciais e finais, ensino médio, educação profissional e educação de jovens e adultos). 

O objetivo é que os documentos sejam utilizados para referência geral e consulta rápida pelos gestores dos sistemas de ensino e os técnicos dos órgãos de gestão da política educacional nos estados e municípios, além de servirem aos estudantes e acadêmicos de graduação e pós?graduação, pesquisadores e demais interessados. 

As publicações também podem orientar análises mais detalhadas sobre temas específicos relacionados ao sistema educacional das UFs. Isso pode ser realizado a partir de outros produtos de divulgação do Censo Escolar, como as planilhas dos indicadores educacionais derivados da pesquisa, a Sinopse Estatística da Educação Básica e os microdados.

Com a publicação dos resumos técnicos do censo, o Inep também amplia o acesso às informações do levantamento, além de cumprir com a responsabilidade de dar transparência e disseminar as estatísticas, os indicadores e os resultados das avaliações, dos estudos, da documentação e dos demais produtos dos sistemas de informação do Instituto.  

Censo Escolar – Principal pesquisa estatística da educação básica, o Censo Escolar é coordenado pelo Inep e realizado, em regime de colaboração, entre as secretarias estaduais e municipais de Educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do País. O levantamento abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica: ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional.

As matrículas e os dados escolares coletados servem de base para o repasse de recursos do Governo Federal e para o planejamento e a divulgação de dados das avaliações realizadas pelo Inep. O censo também é uma ferramenta fundamental para que os atores educacionais possam compreender a situação educacional do Brasil, das unidades federativas e dos municípios, bem como das escolas, permitindo acompanhar a efetividade das políticas públicas.

Essa compreensão é proporcionada por meio de um conjunto amplo de indicadores que possibilitam monitorar o desenvolvimento da educação brasileira, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb), as taxas de rendimento e de fluxo escolar, a distorção idade-série, entre outros. Todos são calculados com base nos dados do Censo Escolar e parte deles servem de referência para as metas do Plano Nacional da Educação (PNE).

Acesse os Resumos Técnicos do Censo Escolar 2020 por UF

Saiba mais sobre o Censo Escolar

 

Fonte: Inep

https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/censo-escolar/publicados-resumos-tecnicos-do-censo-escolar-2020-por-uf 


Parceria institucional