Você está aqui: Página Inicial > Fique Atento > Escolas devem conferir os dados do Censo Escolar 2019 até 31 de outubro

Todas as notícias Categorias

02/10/2019Undime

Escolas devem conferir os dados do Censo Escolar 2019 até 31 de outubro

Os dados preliminares do Censo Escolar 2019 foram publicados no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 2 de outubro. Os responsáveis pelos estabelecimentos de ensino têm 30 dias para conferir, complementar e, se for necessário, retificar as informações escolares. Esta é a última oportunidade para realizarem alterações nas informações declaradas, inclusive aqueles que não iniciaram a coleta do censo. Após a retificação, não será mais possível alterar os dados declarados na Matrícula Inicial do Censo Escolar 2019. É importante que os gestores escolares estejam atentos a esse período conferindo os dados por meio dos relatórios disponibilizados no Sistema Educacenso.

Secretários - Os gestores dos sistemas estaduais e municipais de educação devem acompanhar todo processo censitário e zelar pelo cumprimento dos prazos. A atual divulgação tem caráter operacional para a atualização das informações, e os números publicados nesta etapa da coleta de dados possuem caráter preliminar. O diretor de Estatísticas Educacionais do Inep, Carlos Moreno, destaca a importância da pesquisa para formulação de políticas públicas. “Em países como o Brasil, com grandes desafios sociais e, particularmente, com grandes desafios na área educacional, a informação passou a figurar como um bem público, um patrimônio dos gestores educacionais que reconhecem no Censo Escolar uma fonte confiável e capaz de oferecer subsídios para um diagnóstico fundamentado sobre o sistema educacional brasileiro”, explicou o diretor.

A divulgação dos resultados finais do Censo Escolar, das sinopses estatísticas, com todas as redes de ensino, de forma contextualizada, e dos microdados públicos está prevista para o final de janeiro de 2020. O Censo Escolar da Educação Básica 2019 será publicado no DOU e, como prevê a legislação, será usado como base para destinação de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). “O Fundeb inova, ao reconhecer o valor da informação estatística, utilizando os dados apurados pelo Censo Escolar para distribuição dos recursos que financiam a educação básica no Brasil”, destaca o diretor do Inep.

Censo Escolar – Principal instrumento de coleta de informações da educação básica, o Censo Escolar é coordenado pelo Inep e realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. Abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica: ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional.

Veja os dados preliminares do Censo Escolar 2019

Confira no Educacenso dados preliminares do Censo Escolar 2019

Veja a Portaria publicada no DOU

Outras informações do Censo Escolar 

Fonte: Inep

https://bit.ly/2nIB7yX 


Parceria institucional