Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Cátedra de Educação Básica da USP promove minicursos voltados a professores do ensino básico, pesquisadores e estudantes de licenciatura

Todas as notícias Categorias

02/08/2021Undime

Cátedra de Educação Básica da USP promove minicursos voltados a professores do ensino básico, pesquisadores e estudantes de licenciatura

As atividades serão gratuitas e transmitidas através do Youtube

A Cátedra de Educação Básica da USP vai retomar suas atividades virtuais com dois minicursos transmitidos ao vivo e abertos a todos os interessados. Para assistir, basta acessar o canal da Cátedra no YouTube; não é preciso fazer inscrição.

Parte do ciclo “Educação Básica: Práticas e Didáticas”, iniciado no 1º semestre, os minicursos são voltados a professores do ensino básico, pesquisadores e estudantes de licenciatura.

Na atividade do dia 3 de agosto, às 19h, o professor Nilson Machado abordará o contexto da avaliação de alunos, considerando suas subjetividades e objetividades. Em suas palavras, a avaliação é “mais do que uma medida, é um juízo de valor”. Será discutida também a noção de “conhecimento pessoal” e as diferentes maneiras de avaliá-la e julgá-la.

Na mesma semana, no dia 5, às 19h, Lino de Macedo vai ministrar o minicurso “Aprendizagem Escolar e Formas de Abstração”. Lino explorará a ideia de que o aprendizado na escola implica, também, na capacidade de abstrair, avaliando as diferentes significações de abstração e as etapas do processo de reflexão. A discussão será amparada pelas teorias do pensador suíço Jean Piaget.

Para o segundo semestre, a expectativa é que a Cátedra realize outras 30 atividades entre agosto e dezembro. Todas serão transmitidas no YouTube, sem necessidade de inscrição prévia, e com emissão de certificado de participação aos interessados.

Saiba mais acessando catedraeducacaousp.org

Para entrar no canal do YouTube, acesse youtube.com/catedradeeducacaobasica

 

Fonte: Cátedra de Educação Básica USP 


Parceria institucional