Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Undime na mídia > Podcast mostra como o homeschooling impacta a escola pública

Todas as notícias Categorias

06/06/2022Undime

Podcast mostra como o homeschooling impacta a escola pública

Para especialistas, outras pautas da educação deveriam receber atenção agora

(Foto: Ensino domiciliar - Gerd Altmann por Pixabay)

A Câmara dos Deputados aprovou no início de maio, por 264 votos a favor e 144 contra, o texto-base da regulamentação do homeschooling, o ensino domiciliar, uma pauta ligada à base eleitoral do presidente Jair Bolsonaro (PL) e promessa de campanha.

O projeto ainda deve passar pela aprovação no Senado antes de ser sancionado. Entidades do setor e especialistas afirmam que o tema não merecia a prioridade e urgência que recebeu e que há temas mais importantes a serem debatidos no momento.

Há também a crítica de que o ensino domiciliar não se iguala ao trabalho de um professor profissional, em constante formação, nem oferece a socialização e o ambiente de aprendizagem que a escola proporciona aos alunos.

Por outro lado, entre os defensores do projeto, a argumentação é de que essa prática já vinha ocorrendo e era preciso regulamentar para garantir direitos às crianças.

O Folha na Sala desta semana entra nesse debate para explicar a lei do homeschooling e como essa discussão pode afetar a escola pública.

Para entender mais sobre o projeto, conversamos com deputada relatora, Luisa Canziani (PSD-PR), a pesquisadora Maria Celi Chaves Vasconcelos, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e com as mães Mariane Bessa e Vanessa de Lima Fernandes Motta, que optaram por ensinar seus filhos em casa.

Ouvimos ainda o deputado Idilvan Alencar (PDT-CE), o professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais, Carlos Roberto Jamil Cury, e o presidente da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia.

Também ajudou a contar a história por trás desse projeto o repórter da Folha em Brasilía Paulo Saldaña.

Na sua quinta temporada, o Folha na Sala debate, em nove episódios semanais, quais são os desafios da educação e da escola pública em 2022, na retomada das aulas presenciais após dois anos de abre e fecha devido à pandemia de coronavírus.

O podcast é uma parceria da Folha com o Itaú Social. O programa é apresentado pelos jornalistas Ricardo Ampudia e Juliana Deodoro. A coordenação foi de Angela Pinho e Magê Flores. A edição de som é de Luan Alencar.

Clique aqui para escutar o podcast Folha na Sala sobre educação domiciliar.

Fonte: Folha de S. Paulo

https://www1.folha.uol.com.br/podcasts/2022/05/podcast-mostra-como-o-homeschooling-impacta-a-escola-publica.shtml 


Parceria institucional