Todas as notícias Categorias

30/06/2022 Undime MA

FÓRUM EXTRAORDINÁRIO DA UNDIME MARANHÃO

 


A Undime Maranhão realizou nos dias 23 e 24 de junho o Fórum Extraordinário com o tema "O Dirigente Municipal de Educação e o seu protagonismo frente aos desafios da educação pública".
O Fórum reuniu uma média de 350 participantes, entre eles, Dirigentes Municipais de Educação, técnicos das secretarias de educação e educadores de municípios de todo o estado. O evento aconteceu no Auditório Teresinha Jansen no Multicenter SEBRAE e contou com diferentes espaços, entre eles, auditório com palestras, ambiente com estandes e mesas de atendimentos institucionais das iniciativa Busca Ativa Escolar Programa Brasil na Escola, Base Nacional Comum Curricular, Censo Escolar, Educação Conectada, Conviva educação, Simec/PAR e Programa Volta ao Novo.
Estiveram presente na cerimônia de abertura o presidente da Undime Pernambuco, Natanael José da Silva, Dirigente Municipal de Educação de Belém de Maria/PE, representou o presidente nacional da Undime, o governador em exercício do Maranhão, Paulo Velten, e a secretária de Estado da Educação, Leuzinete Pereira.
Contamos também com a participação do vice-presidente nacional da Undime, Alessio Costa Lima, Dirigente Municipal de Educação de Ibaretma/CE, que ministrou a palestra sobre o Sistema Nacional de Educação e o Novo Fundeb e as formas de complementação (VAAF, VAAT e VAAR).
Também participaram do Fórum os presidentes da Undime/RN, Joária Vieira, Dirigente Municipal de Educação (DME) de Rio do Fogo/RN; Undime/PI, Erica Graziela de Melo, DME de Domingos Mourão/PI; Undime/CE, Luiza Aurélia Teixeira, DME de Crateus/CE; e a assessora institucional da Undime, Maria Edineide de Almeida Batista.
O Fórum foi uma oportunidade para que os participantes debatessem ideias sobre Fundeb e aspectos como ação, execução, legislação, os precatórios (FUNDEF); regime de colaboração; PDDE Interativo, obras do PAR e captação de recursos. Além de trazer palestrantes renomados, como Carlinhos de Jesus que falou sobre estratégias para engajamento em sala de aula e aprendizagem efetiva- Renato Casagrande, abordando os papéis do gestor e do líder educacional, tivemos a importante participação de Francisco Herbert Vasconcelos, que abordou a experiência do município cearense e falou sobre os desafios da educação pública de qualidade. A programação do Fórum contou ainda com a ilustre participação do Promotor de Justiça Paulo Silvestre Avelar discutiu a importância do Ministério Público no acompanhamento da Educação Pública Municipal.
Para o presidente da Undime/MA, Marcony Pinheiro, Dirigente Municipal de Educação de Poção de Pedras/MA, as temáticas debatidas no Fórum são de grande relevância para a melhoria da educação em nosso Estado, destacando, assim, o evento como um momento de grande aprendizado para todos os participantes. O Fórum contou com diversas apresentações culturais típicas do festejo junino o que engrandeceu ainda mais o evento.

 

 

 

FORUM EXTRAORDINARIO         FORUM EXTRAORDINARIO

FORUM EXTRAORDINARIO                                    FORUM EXTRAORDINARIO


Parceria institucional