Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Undime Ceará promove 10º Fórum Estadual Extraordinário em Fortaleza

Todas as notícias Categorias

30/05/2022Undime

Undime Ceará promove 10º Fórum Estadual Extraordinário em Fortaleza

Evento realizado nos dias 25, 26 e 27 de maio reuniu mais de 400 participantes

 

Fortaleza foi sede do 10º Fórum Estadual Extraordinário da Undime Seccional Ceará, que pautou “Educação em foco: caminhos para a democracia que queremos”. Os Dirigentes Municipais de Educação do estado participaram do evento que reuniu mais de 400 inscritos nos três dias – 25, 26 e 27 de maio.

O primeiro dia de evento foi destinado à abertura oficial que recebeu a secretária de Estado da Educação do Ceará, Eliana Estrela; o secretário executivo de cooperação com os municípios da Seduc/ CE, Márcio Brito; o vice-presidente nacional da Undime, Alessio Costa Lima, Dirigente Municipal de Educação (DME) de Ibaretama/ CE; a presidente da Undime/ CE, Luiza Aurélia Teixeira, DME de Crateús; o vice presidente da Undime/ CE, José Marques Aurélio, DME de Jucás; e a Dirigente Municipal de Educação de Fortaleza, Dalila Saldanha.

A presidente da Undime Ceará, Luiz Aurélia Teixeira, explica que o tema escolhido para o 10º Fórum Estadual Extraordinário expressa o desejo dos dirigentes do estado. “Acreditamos que a educação é o caminho para termos a democracia que queremos. O nosso evento foi pensado para focar no período que estamos vivendo, onde a educação recebe tantos assaltos e investidas para desqualificar o que já foi construído. As temáticas refletem o que a educação do Ceará vê como prioridade, uma delas é a questão da saúde mental, tanto dos docentes quanto dos discentes, a questão da recomposição das aprendizagens e um olhar muito especial na educação infantil. Assim, levamos política pública de qualidade e provocamos reflexões a fim de tirar gestores da zona de conforto e encontrar os caminhos para garantir os direitos de aprendizagem”.

Para Alessio, a realização do Fórum Extraordinário é um momento muito importante para os dirigentes que fazem a Undime CE. “Aprendizagens, troca de experiências, de conhecimento… essa é uma oportunidade ímpar de nos fortalecermos em torno das nossas principais demandas e desafios, ficar por dentro das principais pautas da educação e uma forma de nos prepararmos para o 9º Fórum Nacional Extraordinário que irá acontecer, em Brasília, de 16 a 19 de agosto de 2022”.

“Um momento lindo que nos convoca a cada vez mais a pensar mais na educação que temos e na que teremos. O fórum convoca o time maravilhoso da educação cearense a fazer reflexões importantes para a recomposição das aprendizagens de nossas crianças e da defesa de uma educação pública cada vez melhor”, avaliou a secretária de estado.

 

Na sequência, os participantes puderam conferir uma palestra sobre “Gestão da felicidade e resolução de conflitos”, ministrada pelo professor Cleber Fabiano, e em seguida, Thereza Penna Firme falou sobre “Inovação Pedagógica na Formação Docente: diferentes olhares, diferentes percepções”. A apresentação cultural ficou por conta do Grupo Baqueta.

Na quinta-feira, 26 de maio, os participantes do evento assistiram palestra do professor Júlio Furtado com o tema “Entender como se aprende para aprender como se ensina”. A saúde mental, a pandemia e o impacto disso no processo de alfabetização foi  assunto para a psicóloga Alessandra Wajnsztejn. O dia ainda teve um debate sobre o programa Tempo de Aprender, da Secretaria de Alfabetização do Ministério da Educação (Sealf/MEC), e sobre as Novas Abordagens da Educação Infantil, além das apresentações culturais da quadrilha Junina Flor do Sertão e do humorista Titela.

No terceiro e último dia de Fórum, foi a vez da realização da Plenária de Alterações Estatutárias, onde os Dirigentes Municipais de Educação do estado votaram mudanças para adequar o estatuto da seccional da Undime Ceará, ao da nacional. Também foi momento de saber como andam as ações do Programa Aprender Valor, do Banco Central; e de conferir a palestra “Aprender a aprender: a quinta disciplina aplicada à educação”, com Júlio Luchmann, e entender um pouco da aplicação de recursos do Plano de Ações Articuladas (PAR), além de uma formação sobre como manter o município habilitado para receber novos recursos e como buscar recursos de educação infantil.

O vice-presidente da Undime, Alessio Costa Lima, ministrou palestra sobre o Sistema Nacional de Educação cujo projeto de lei tramita no Congresso Nacional e deve ser votado ainda este ano.

Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre prestação de contas e obras com profissionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em oficinas que aconteceram simultaneamente à programação do evento.

 

Fonte: Undime
Fotos: Undime/ CE


Parceria institucional