Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Estudantes da rede municipal de 4 estados recebem livros didáticos com conteúdos regionalizados alinhados à BNCC

Todas as notícias Categorias

30/05/2022Undime

Estudantes da rede municipal de 4 estados recebem livros didáticos com conteúdos regionalizados alinhados à BNCC

Material é resultado de uma parceria entre as Secretarias de Estado de Educação e a Nova Escola, com apoio da Undime

Estudantes das redes municipais do Amapá, Ceará, Piauí e São Paulo ganharam uma nova coleção de livros didáticos desenvolvidos com o objetivo de encorajar o co-protagonismo do educador, com conteúdo regionalizado, linguagem simples e atividades voltadas para a prática. O material educacional é uma realização da Nova Escola, organização de impacto social voltada a apoiar e oferecer recursos para educadores e melhorar a educação pública no Brasil, em parceria com as Secretarias de Educação Estaduais. A Undime apoia a iniciativa.

De acordo com informações da Nova Escola, mais de 1 milhão de livros estão sendo distribuídos para alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental nos quatro estados e mais de 57 mil livros estão sendo entregues aos professores. Os novos materiais são alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e foram produzidos por professores autores de cada um dos estados, respeitando a linguagem, o contexto cultural e as características de cada região.

“Os Materiais Educacionais que estão chegando às escolas tem vários diferenciais. São personalizados, produzidos de professores para professores e contam com práticas culturais, situações cotidianas, e outras referências regionais para proporcionar uma aprendizagem significativa e divertida, onde o aluno é protagonista do processo”, conta Tatiana Martin, gestora pedagógica da Nova Escola.

O material para os municípios do Amapá foi lançado recentemente e contempla os anos iniciais do Ensino Fundamental. No caso de São Paulo, há material para a Educação Infantil e 1° e 2° anos do Ensino Fundamental, nos componentes de Língua Portuguesa e Matemática. No Ceará, também há material voltado à Educação Infantil e para os anos iniciais do Ensino Fundamental. E no Piauí foram elaborados para 1° e 2° anos do Ensino Fundamental, nos componentes de Língua Portuguesa e Matemática.

As coleções foram produzidas especialmente para os Estados parceiros, alinhadas aos currículos e aos contexto locais, todos com proposta pedagógica baseada em metodologias ativas e pensados para as necessidades reais da escola pública.

“É essencial tanto para professores quanto para os alunos ter materiais que dialoguem com a cultura local e esses materiais têm esse tom, porque foram elaborados a partir dos currículos, respeitando as especificidades de cada região. A Undime tem colaborado com o processo de construção em cada estado e acredita que o resultado final vem no sentido de proporcionar melhorias na educação como um todo. Professores e alunos se sentem representados diante do que ensinam e aprendem”, acredita Luiz Miguel Martins Garcia, presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP.

Além das versões físicas, que estão sendo distribuídas, os materiais podem ser baixados gratuitamente por meio deste link https://materialeducacional.novaescola.org.br/ 

Para complementar o que já está disponível, a Nova Escola oferece para os educadores um curso autoinstrucional online e gratuito para que os profissionais conheçam os novos livros, as premissas pedagógicas, e possam utilizá-lo no planejamento das aulas.

“Queremos, com o curso, além de apresentar o novo material educacional, apoiar o professor na sua prática docente. Acreditamos que com isso eles conquistarão mais praticidade na gestão do tempo de planejamento e aplicação das aulas”, revela Karina Padial, coordenadora pedagógica da Nova Escola.

Os cursos são gratuitos, têm duração de 30 horas e têm certificado. São formações específicas para cada estado levando em consideração o material que foi produzido. Para saber mais acesse: https://materialeducacional.novaescola.org.br/downloads/educacao-infantil#saopaulo 

Assista ao vídeo abaixo e conheça um pouco sobre a realidade do Amapá e o material que foi produzido para os municípios do estado:

 

Fonte: Undime com informações da Nova Escola


Parceria institucional