Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Undime São Paulo realiza 31° Fórum Estadual em Olímpia

Todas as notícias Categorias

30/03/2022Undime

Undime São Paulo realiza 31° Fórum Estadual em Olímpia

Evento conta com a presença de 400 participantes

(Foto: Undime SP)

A Undime São Paulo realiza, de 29 a 31 de março, o 31º Fórum Estadual da seccional. O evento acontece em Olímpia, município localizado a pouco mais de 400 quilômetros da capital paulista, e tem como tema “Educação pública de qualidade - Da letra da Lei ao chão da sala de aula: o protagonismo do aluno no processo de aprendizagem”.

De acordo com a equipe da seccional, participam do Fórum 400 pessoas, entre Dirigentes Municipais de Educação e técnicos das secretarias de educação, além de convidados que vão dialogar sobre os desafios e possibilidades para a melhoria da aprendizagem dos alunos e construção das políticas públicas.

O presidente da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennnucci/SP, esteve presente desde o início do evento, que foi marcado por apresentações culturais, levando um pouco da cultura popular brasileira, na tarde desta terça (29). Na sequência, houve um debate sobre recomposição das aprendizagens e os desafios na etapa da alfabetização.

Nesta quarta-feira (30), Garcia participou da abertura do evento e início das atividades do segundo dia, na mesa mediada pela presidente da Undime São Paulo e Dirigente Municipal de Educação de Mairiporã/SP, Márcia Bernardes, e com participação da Dirigente Municipal de Educação de Olímpia/SP, Maria Cláudia Padilha.

O presidente da Undime relatou a felicidade em poder participar, depois de tanto tempo, de um evento presencial e com tantos dirigentes e educadores. Garcia avaliou como um momento histórico e fez uma fala inicial voltada, especialmente, aos novos dirigentes no sentido de que se sintam acolhidos pela Undime SP e participem das atividades organizadas e realizadas pelos pólos da seccional no estado.

Garcia ressaltou ainda que "vivemos um momento de muita indecisão no que diz respeito à educação em âmbito nacional" e falou da importância do regime de colaboração. Para ele, os projetos, programas e ações precisam ser construídos em conjunto, num formato onde todos possam dar contribuições e colaborar desde o início do processo. "Temos que trazer a realidade e buscar soluções conjuntamente".

Ele falou também sobre o desafio da educação básica a partir da perspectiva dos municípios, sobretudo da educação infantil. Segundo dados do último Censo Escolar, 49,6% das matrículas da educação básica estão nas redes municipais. A meta 1 do Plano Nacional de Educação (Lei 13.005/2014), por exemplo, se refere à ampliação de vagas na educação infantil e é um dos grandes desafios, segundo ele. Nesse sentido, o presidente reforçou a importância do olhar atento ao cumprimento dos planos municipais de educação, suas metas e estratégias.

De acordo com a programação, a quarta-feira contou com a participação do secretário de Estado da Educação, que falou sobre Educação Pública Paulista e o Regime de Colaboração entre as redes; os desafios da alfabetização e seus processos construtivos de aprendizagem, com Kátia Smole, do Instituto Reúna; e formação docente com falas de Maria Inês Fini, presidente da Associação Nacional de Educação Básica Híbrida (Anebhi), Maria Regina Passos, doutora em Linguística Aplicada e Carol Campos, do Vozes da Educação.

Além das palestras, o Fórum conta com plantão de atendimento de parceiros institucionais da seccional e apoio jurídico para pareceres e esclarecimentos de dúvidas dos dirigentes.

Homenagem

Durante o Fórum, o secretário estadual da Educação de SP, Rossieli Soares, entregou a medalha MMDC Caetano de Campos, principal honraria concedida pelo Governo do Estado de São Paulo na área da educação, a membros da diretoria executiva da Undime São Paulo que não receberam na entrega oficial, em fevereiro. O presidente da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia, foi um dos contemplados com a homenagem.

O Fórum da Undime SP está sendo transmitido pelo canal da seccional no Youtube. Acesse: https://www.youtube.com/undimesaopaulo 

Saiba mais sobre o evento aqui

Fonte: Undime/ Fotos: Undime SP


Parceria institucional