Você está aqui: Página Inicial > Notícia > A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)

Todas as notícias Categorias

27/06/2019 Undime MA

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)

https://ma.undime.org.br/uploads/fotos/phpf97bgi_5d15188248173.jpg

https://ma.undime.org.br/uploads/fotos/phppvEjLw_5d1518824c0a6.jpg

 

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é realizada anualmente desde 2005 pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) - unidade vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e ao Ministério da Educação (MEC). O público-alvo da OBMEP são estudantes de Escolas Públicas e Privadas de todo país, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio.

A OBMEP é a maior olimpíada de matemática do mundo, em 2018, mais de 18 milhões de alunos participaram da mesma. Em São Luis o projeto é coordenado pelos professores do departamento de matemática da Universidade Federal do Maranhão - (UFMA).

Na tarde do dia 21 de junho, no auditório central, da Universidade Federal do Maranhão - (UFMA), aconteceu a solenidade de premiação da 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP 2018.

A premiação corresponde ao pólo MA1, que compreende a capital São Luís e mais de 103 municípios. Nesta edição, os municípios maranhenses premiados foram: Carutapera, Santa Luzia, São Luis, Junco do Maranhão, Santa Luzia do Paruá, Água Doce do Maranhão, Barreirinhas, Tutóia, São José de Ribamar, Pindaré Mirim e São João Batista, totalizando assim, 50 medalhas, sendo 32 de bronze e 02 de prata, além de nove escolas e sete professores de matemática premiados.

Esteve presente na solenidade a Dirigente Municipal de Educação de Carutapera-MA, senhora Nadja Araújo Costa, Coordenadora Técnica da UNDIME/MA, onde foram premiados cinco alunos com medalhas de bronze na categoria alunos e um laboratório de matemática como forma de premiação para escola “UI Moacir Heráclito Dos Remédios”.

A Vossa Magnificência Reitora da Universidade Federal do Maranhão Nair Portela, que participou da solenidade, e afirmou que “O estudo da matemática vai ajudar na compreensão das demais ciências e compreender a forma de viver”.


Parceria institucional